Desastres Naturais

Sismo

Forte sismo provoca 18 feridos no Irão

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas no sudeste do Irão após um forte sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter, que causou poucos danos.
Itália

Inundações. Milhares retirados em Itália

Cerca de 3.000 pessoas foram retiradas no norte de Itália devido às inundações e ao transbordamento dos rios Parma e Enza provocados pelas chuvas intensas na região de Emilia-Romagna.
Sismo

Irão. Sismo de novembro fez 620 mortos

O forte sismo que abalou o Irão a 12 de novembro fez 620 mortos. O abalo afetou em particular a província de Kermanshah ams também foi sentido no Iraque e na Turquia.
Meteorologia

Bruno, Carmen... Próximas tempestades já têm nomes

3.628
Portugal, Espanha e França juntaram-se para criar um sistema de nomeação de tempestades que afetem o Sul da Europa. A lista de nomes já está definida, de Ana a Wiam, passando por Gisele e Katia.
Furacão

Maria pode ter provocado mil mortos em Porto Rico

Uma análise estatística indica que o número de mortos em Porto Rico devido à passagem do furacão Maria pode ser superior a mil, isto quando o balanço oficial é de 64.
Sismo

Sismo de magnitude 3,6 sentido no norte do país

507
Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado no norte do país, confirma o IPMA. O abalo foi sentido pela população às 12h53, mas não terá provocado estragos.
Incêndios

Califórnia. Incêndio chegou à vinha de Murdoch

A propriedade Moraga Vineyards, do magnata da comunicação social Rupert Murdoch, foi atingida pelos incêndios florestais da Califórnia. A casa não foi afetada, mas a adega ardeu.
Equador

Sismo de magnitude 6 registado no Equador

Abalo de magnitude 6 na escala de Richter foi registado na província de Manabi, na costa do Equador. Região já tinha sido a mais afetada por terramoto de 7,8, em abril de 2016.
Indonésia

Vulcão. Aeroporto de Bali vai reabrir

O aeroporto internacional da ilha de Bali permanece ainda encerrado, pelo terceiro dia consecutivo, mas, segundo as autoridades, vai reabrir às 15h locais, uma vez que as cinzas mudaram de direção.
Inundações

Chuva. Inundação em escola de Ferreira do Alentejo

144
A chuva intensa que caiu em Ferreira do Alentejo no início da noite provocou várias inundações. Esta quarta-feira não há aulas na E/B 2/3 José Gomes Ferreira.
Armamento Nuclear

O que a sismologia diz sobre os testes nucleares

A sismologia consegue distinguir um terramoto de uma ameaça nuclear norte-coreana. Como? Estudando ondas, ouvindo a explosão e recordando o que aprendemos na Guerra Fria.
Inundações

Veja os vídeos das cheias de 1967

416
As cheias de 1967, que afetaram todo o distrito de Lisboa, provocaram a morte de 700 pessoas e milhares de desalojados. Veja as imagens da maior tragédia da região a seguir ao Terramoto de 1755.
Lisboa

Tsunamis. "Apenas um milhão" por mais segurança

185
A ministra do Mar considerou que o novo sistema de alerta precoce de tsunamis instalado em Lisboa representa um acréscimo de segurança para a população com um custo de "apenas um milhão de euros".
País

Mais de 100 ocorrências devido a mau tempo

O mau tempo registado no país entre as 00h00 e as 17h30 causou mais de 100 ocorrências, informou a Proteção Civil, que registou 17 quedas de ramos ou árvores e cerca de 40 inundações.
Desastres Naturais

Europa reforça verbas para Proteção Civil

Comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises também defende reforço dos meios da União. Mais aviões e meios de combate a desastres que serão distribuídos pelo território europeu.
Grécia

Grécia. Chuvas torrenciais fazem dez mortos

As chuvas torrenciais que afetaram a região de Ática fizeram dez mortos, 13 feridos e inúmeros danos materiais. A água no interior e no exterior dos edifícios chegou a atingir os dois metros.
Sismo

Sismo de magnitude 5,4 abala Coreia do Sul

O epicentro do sismo foi localizado na cidade portuária de Pohang, na costa sudoeste do país. Os edifícios foram evacuados, mas não existe registo de vítimas mortais.
Sismo

Presidente do Irão promete reconstrução rápida

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu esta terça-feira reconstruir a área devastada pelo sismo de domingo no período mais curto possível.
Sismo

Sismo no Iraque e Irão provoca mais de 530 mortos

180
Epicentro foi na cidade de Halabja, perto da fronteira com o Irão. Mais de 500 pessoas terão morrido e há aldeias sem eletricidade. Abalo foi sentido em vários países da região.
Furacão

Porto Rico precisa de ajuda por causa do furacão

Porto Rico precisa de ajuda "sem precedentes" da administração Trump para recuperar da devastação causada pela passagem do furacão Maria. 60% da ilha continua sem eletricidade.
Furacão

Furacão. Porto Rico vai perder 14% da população

Quase meio milhão de pessoas vai deixar a ilha de Porto Rico até 2019, representando 14% da população. Em causa estão as consequências do devastador furacão Maria.
Luanda

Luanda. Chuvas provocam pelo menos dois mortos

As fortes chuvas que se fizeram sentir na província de Luanda entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira provocaram pelo menos dois mortos e inundações por toda a capital angolana.
Estados Unidos da América

Texas adverte gasolineiras por especularem preços

O Texas advertiu, na segunda-feira, com uma ação judicial 127 gasolineiras acusadas de especular os preços aproveitando a crise desencadeada pelo furacão Harvey.
Europa

Tempestado faz cinco mortos na Europa central

109
Cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas na passagem da tempestade Herwart pela Europa central, com ventos até 180 quilómetros que derrubaram árvores e provocaram o caos nos transportes.
Ciência

Descoberta vítima de tsunami mais antiga do mundo

Na Papua Nova-Guiné, cientistas descobriram sedimentos que indicam que a área onde foi descoberto um fragmento de crânio com 6 mil anos foi atravessada por um tsunami.
Timor-Leste

Sismo de magnitude 6.5 sentido em Timor-Leste

Um sismo de magnitude 6.5 foi sentido esta terça-feira em Timor-Leste às 19:47 (11:47 em Lisboa), informa o Centro Sismológico Europeu-Mediterrânico.
Macau

Macau. Ex-diretor da Meteorologia alvo de processo

O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau ordenou a instauração de um processo disciplinar ao anterior diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, Fong Soi Kun.
Incêndios

Fogos. Parlamento timorense aprova voto de pesar

O parlamento timorense aprovou um voto de pesar e solidariedade pelas vítimas dos incêndios de 15 de outubro. O texto destaca "os homens e mulheres heróicos" que combateram as chamas.
Estados Unidos da América

Ex-presidentes juntam-se para ajudar vítimas

222
Barack Obama, Bill Clinton, Jimmy Carter, George H.W. e George W. Bush reuniram-se em College Station, no Texas, para ajudar a angariar fundos para ajudar as vítimas dos furacões que assolaram os EUA.
Incêndios

Bispo. Incêndios deixaram "muito sofrimento"

O bispo da Guarda enviou esta sexta-feira uma nota às paróquias da diocese da Guarda em que revela o sofrimento que se vive na região. Manuel Rocha Felício pede donativos para a Cáritas Diocesana.
Ambiente

Zero realça "muito fraco" investimento na floresta

Os ambientalistas da Zero aplaudiram a orientação do Orçamento do Estado para 2018 para a descarbonização da economia mas criticaram aquilo que dizem ser um investimento "muito fraco" na floresta.
Incêndios

Incêndios. Tondela precisa de mais de 1,5 milhões

O presidente da Câmara de Tondela declarou que são necessários mais de 1,5 milhões de euros para reconstruir as mais de 120 casas que arderam este domingo. O município criou uma conta solidária.
Incêndios

Oliveira do Hospital lamenta "informação errada"

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pediu desculpa por ter passado a informação errada de que duas pessoas tinham morrido no hospital. O balanço total do número de mortos mantém-se nos 42.
Angola

Ravinas e chuva ameaçam município angolano

Desde o início do período de chuvas, já morreram quatro pessoas e 338 famílias ficaram desalojadas. Mbanza Congo é a capital da província do Zaire, no norte de Angola.
Furacão

Furacão Maria. 58 mil pessoas chegam à Florida

Desde 3 de outubro, já chegaram ao estado norte-americano da Florida mais de 58 mil porto-riquenhos. O governo estatal abriu centros de apoio nos aeroportos e no Porto de Miami.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Governo assume compensação às vítimas

O governo vai assumir as compensações pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande através de um mecanismo extrajudicial. A associação dos familiares das vítimas reuniu com o primeiro-ministro.
Incêndios

Incêndios. Veterinários pedem comida para animais

1.595
A Ordem dos Veterinários está a pedir palha, feno e comida para os animais afetados pelos incêndios deste fim-de-semana. Foi criada uma conta solidária para a compra de alimentos e medicamentos.
País

Chuva provoca inundações no Grande Porto

A chuva que caiu no Grande Porto provocou durante a madrugada de quarta-feira dezenas de inundações na via pública e em habitações das cidades do Porto, Gondomar e Vila Nova de Gaia.
Inundações

Chuva faz meia centena de inundações em Lisboa

329
A chuva que caiu na região de Lisboa provocou, em cinco horas, meia centena de inundações na via pública e em habitações na cidade de Lisboa. Não há registo de vítimas.
Ciência

Dez semanas, dez furacões no Atlântico. Porquê?

131
O furacão Ophelia, que já fez três mortos na Irlanda, é o último dos dez furacões que, este ano, se formaram no Atlântico. Há mais de um século que tal não se sucedia. E pode não ficar por aqui.
Vietname

Inundações fazem 75 mortos no Vietname

As inundações no centro e no norte do Vietname, causadas por fortes chuvas, já fizeram 75 mortos, 38 feridos e 28 desaparecidos. 249 casas ficaram destruídas e muitas povoações estão incontactáveis.
Incêndios

Incêndios: nenhum ativo ao início da manhã

614
Depois de centenas de fogos, 36 mortos, 62 feridos e sete desaparecidos, todos os fogos estão extintos. A chegada da chuva durante a noite ajudou no combate às chamas.
Incêndios

Fogos. Reino Unido acorda com "céu vermelho"

1.957
Os ingleses chamam-lhe um "apocalipse" ou um "pôr do sol ao meio-dia". O Reino Unido acordou com um céu vermelho. A culpa é do Ophelia que transportou poeiras de Portugal e do Sahara.
Macau

Tempestade tropical Khanun afasta-se de Macau

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SGM) de Macau baixaram este domingo às 21 horas locais (14 horas em Lisboa) o sinal 8 de tufão para 3, à medida que o Khanun se afasta do território.
Furacão

Mau tempo. SATA já retomou voos nos Açores

A transportadora aérea açoriana SATA já começou a regularizar as ligações aéreas afetadas no sábado pelo mau tempo nos Açores, que deixou em terra 864 passageiros, disse o porta-voz da transportadora.
Vietname

68 mortos em inundações no Vietname

As autoridades do Vietname elevaram para 68 o número de mortos na sequência das cheias e deslizamentos de terras provocados por uma depressão tropical que atingiu a região norte e centro do país
Furacão

Centro do furacão Ophelia afasta-se dos Açores

Ophelia provocou 11 ocorrências de pouca relevância, como quedas de árvores, está a afastar-se dos Açores mas continua a condicionar o estado do tempo. No grupo central, situação está normalizada.
Furacão

Ophelia. Voo entre Lisboa e Pico nos Açores

O voo da Azores Airlines proveniente de Lisboa com destino ao Pico, nos Açores, com 113 passageiros, divergiu esta manhã para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas.
Meteorologia

Ophelia em categoria 3. Açores em alerta vermelho

323
Instituto de Meteorologia coloca Açores em alerta vermelho por causa do furacão Ophelia, que já está em categoria 3. O pico do furacão ocorrerá entre as 18h e as 23h.
Furacão

Furação Ophelia a 155 quilómetros de Santa Maria

O centro do furacão Ophelia deverá estar a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1, anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Incêndios

Mais de 40 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA colocou esta sexta-feira 40 concelhos de vários distritos em risco máximo de incêndio. Às 6:30, estava dois fogos ativos, três em fase de conclusão e 13 em resolução.
Meteorologia

Chuva chega na segunda-feira

236
A temperatura sobe no sábado, mas na segunda-feira chega a chuva. A passagem do furacão Ophelia traz aguaceiros e uma mudança no estado do tempo.
Incêndios

Incêndios no distrito de Viseu dominados

Os dois incêndios que lavravam no distrito de Viseu, em Castro Daire e S. Pedro do Sul, foram dominados esta madrugada. Os meios de combate às chamas continuam no terreno em vigilância.
Estados Unidos da América

Incêndios na Califórnia já fizeram 31 mortos

Mais de 20 fogos permanecem ativos no estado da Califórnia e já fizeram 31 mortos e mais de mil desaparecidos. As autoridades dizem que muitos dos corpos estão reduzidos a "cinzas e ossos".
Vietname

Vietname. Inundações fazem 54 mortos

As inundações e os deslizamentos de terras causados por uma depressão tropical fizeram 54 mortos, 31 feridos e 39 desaparecidos. Uma outra tempestade, a Khanun, deve chegar ao Vietname em breve.
Furacão

Ophelia pode afetar continente, Açores em alerta

233
Os efeitos da passagem do furacão Ophelia podem fazer-se sentir no norte de Portugal Continental. Os Açores estão em "alerta" e a Proteção Civil já mobilizou meios extra.
Furacão

Ophelia. Avisos amarelo e laranja para os Açores

O IPMA emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima à passagem do furacão Ophelia, que registou rajadas de 185 km/h.
Furacão

Furacão Ophelia aproxima-se dos Açores

O furacão Ophelia, de categoria 1, aproxima-se esta quinta-feira dos Açores, onde deverá atingir as ilhas de Santa Maria e São Miguel no sábado com ventos na ordem dos 100 km/h.
Sismo

Esta sexta-feira a terra vai "tremer" em Portugal

1.755
A iniciativa, intitulada 'A Terra Treme', "procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo".
Mundo

Vietname. Cheias e deslizamentos causam 37 mortos

Pelo menos 37 pessoas morreram na sequência das cheias e deslizamentos de terras provocados por uma depressão tropical que atingiu o norte e centro do Vietname causando fortes chuvas.
Meteorologia

Tempestade Ophelia subiu à categoria de furacão

230
Ophelia subiu à categoria de furacão e a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores, aumentou, anunciou a delegação regional do IPMA.
Furacão

Furacão Ophelia pode atingir Portugal

33.784
O furacão Ophelia subiu para categoria 2 e os modelos de previsão incluem o litoral de Portugal para os próximos dias. Seria a terceira vez na história.
Desastres Naturais

Desastres provocam 14 milhões de deslocados

Os distintos desastres naturais que afetam anualmente várias zonas do mundo provocam o deslocamento forçado de 13,9 milhões de pessoas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site