Desastres Naturais

Incêndios

Incêndios. Tondela precisa de mais de 1,5 milhões

O presidente da Câmara de Tondela declarou que são necessários mais de 1,5 milhões de euros para reconstruir as mais de 120 casas que arderam este domingo. O município criou uma conta solidária.
Incêndios

Oliveira do Hospital lamenta "informação errada"

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pediu desculpa por ter passado a informação errada de que duas pessoas tinham morrido no hospital. O balanço total do número de mortos mantém-se nos 42.
Angola

Ravinas e chuva ameaçam município angolano

Desde o início do período de chuvas, já morreram quatro pessoas e 338 famílias ficaram desalojadas. Mbanza Congo é a capital da província do Zaire, no norte de Angola.
Furacão

Furacão Maria. 58 mil pessoas chegam à Florida

Desde 3 de outubro, já chegaram ao estado norte-americano da Florida mais de 58 mil porto-riquenhos. O governo estatal abriu centros de apoio nos aeroportos e no Porto de Miami.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Governo assume compensação às vítimas

O governo vai assumir as compensações pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande através de um mecanismo extrajudicial. A associação dos familiares das vítimas reuniu com o primeiro-ministro.
Incêndios

Incêndios. Veterinários pedem comida para animais

1.054
A Ordem dos Veterinários está a pedir palha, feno e comida para os animais afetados pelos incêndios deste fim-de-semana. Foi criada uma conta solidária para a compra de alimentos e medicamentos.
País

Chuva provoca inundações no Grande Porto

A chuva que caiu no Grande Porto provocou durante a madrugada de quarta-feira dezenas de inundações na via pública e em habitações das cidades do Porto, Gondomar e Vila Nova de Gaia.
Inundações

Chuva faz meia centena de inundações em Lisboa

315
A chuva que caiu na região de Lisboa provocou, em cinco horas, meia centena de inundações na via pública e em habitações na cidade de Lisboa. Não há registo de vítimas.
Ciência

Dez semanas, dez furacões no Atlântico. Porquê?

129
O furacão Ophelia, que já fez três mortos na Irlanda, é o último dos dez furacões que, este ano, se formaram no Atlântico. Há mais de um século que tal não se sucedia. E pode não ficar por aqui.
Vietname

Inundações fazem 75 mortos no Vietname

As inundações no centro e no norte do Vietname, causadas por fortes chuvas, já fizeram 75 mortos, 38 feridos e 28 desaparecidos. 249 casas ficaram destruídas e muitas povoações estão incontactáveis.
Incêndios

Incêndios: nenhum ativo ao início da manhã

610
Depois de centenas de fogos, 36 mortos, 62 feridos e sete desaparecidos, todos os fogos estão extintos. A chegada da chuva durante a noite ajudou no combate às chamas.
Incêndios

Fogos. Reino Unido acorda com "céu vermelho"

1.955
Os ingleses chamam-lhe um "apocalipse" ou um "pôr do sol ao meio-dia". O Reino Unido acordou com um céu vermelho. A culpa é do Ophelia que transportou poeiras de Portugal e do Sahara.
Macau

Tempestade tropical Khanun afasta-se de Macau

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SGM) de Macau baixaram este domingo às 21 horas locais (14 horas em Lisboa) o sinal 8 de tufão para 3, à medida que o Khanun se afasta do território.
Furacão

Mau tempo. SATA já retomou voos nos Açores

A transportadora aérea açoriana SATA já começou a regularizar as ligações aéreas afetadas no sábado pelo mau tempo nos Açores, que deixou em terra 864 passageiros, disse o porta-voz da transportadora.
Vietname

68 mortos em inundações no Vietname

As autoridades do Vietname elevaram para 68 o número de mortos na sequência das cheias e deslizamentos de terras provocados por uma depressão tropical que atingiu a região norte e centro do país
Furacão

Centro do furacão Ophelia afasta-se dos Açores

Ophelia provocou 11 ocorrências de pouca relevância, como quedas de árvores, está a afastar-se dos Açores mas continua a condicionar o estado do tempo. No grupo central, situação está normalizada.
Furacão

Ophelia. Voo entre Lisboa e Pico nos Açores

O voo da Azores Airlines proveniente de Lisboa com destino ao Pico, nos Açores, com 113 passageiros, divergiu esta manhã para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas.
Meteorologia

Ophelia em categoria 3. Açores em alerta vermelho

323
Instituto de Meteorologia coloca Açores em alerta vermelho por causa do furacão Ophelia, que já está em categoria 3. O pico do furacão ocorrerá entre as 18h e as 23h.
Furacão

Furação Ophelia a 155 quilómetros de Santa Maria

O centro do furacão Ophelia deverá estar a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1, anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Incêndios

Mais de 40 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA colocou esta sexta-feira 40 concelhos de vários distritos em risco máximo de incêndio. Às 6:30, estava dois fogos ativos, três em fase de conclusão e 13 em resolução.
Meteorologia

Chuva chega na segunda-feira

236
A temperatura sobe no sábado, mas na segunda-feira chega a chuva. A passagem do furacão Ophelia traz aguaceiros e uma mudança no estado do tempo.
Incêndios

Incêndios no distrito de Viseu dominados

Os dois incêndios que lavravam no distrito de Viseu, em Castro Daire e S. Pedro do Sul, foram dominados esta madrugada. Os meios de combate às chamas continuam no terreno em vigilância.
Estados Unidos da América

Incêndios na Califórnia já fizeram 31 mortos

Mais de 20 fogos permanecem ativos no estado da Califórnia e já fizeram 31 mortos e mais de mil desaparecidos. As autoridades dizem que muitos dos corpos estão reduzidos a "cinzas e ossos".
Vietname

Vietname. Inundações fazem 54 mortos

As inundações e os deslizamentos de terras causados por uma depressão tropical fizeram 54 mortos, 31 feridos e 39 desaparecidos. Uma outra tempestade, a Khanun, deve chegar ao Vietname em breve.
Furacão

Ophelia pode afetar continente, Açores em alerta

233
Os efeitos da passagem do furacão Ophelia podem fazer-se sentir no norte de Portugal Continental. Os Açores estão em "alerta" e a Proteção Civil já mobilizou meios extra.
Furacão

Ophelia. Avisos amarelo e laranja para os Açores

O IPMA emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima à passagem do furacão Ophelia, que registou rajadas de 185 km/h.
Furacão

Furacão Ophelia aproxima-se dos Açores

O furacão Ophelia, de categoria 1, aproxima-se esta quinta-feira dos Açores, onde deverá atingir as ilhas de Santa Maria e São Miguel no sábado com ventos na ordem dos 100 km/h.
Sismo

Esta sexta-feira a terra vai "tremer" em Portugal

1.755
A iniciativa, intitulada 'A Terra Treme', "procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo".
Mundo

Vietname. Cheias e deslizamentos causam 37 mortos

Pelo menos 37 pessoas morreram na sequência das cheias e deslizamentos de terras provocados por uma depressão tropical que atingiu o norte e centro do Vietname causando fortes chuvas.
Meteorologia

Tempestade Ophelia subiu à categoria de furacão

230
Ophelia subiu à categoria de furacão e a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores, aumentou, anunciou a delegação regional do IPMA.
Furacão

Furacão Ophelia pode atingir Portugal

33.784
O furacão Ophelia subiu para categoria 2 e os modelos de previsão incluem o litoral de Portugal para os próximos dias. Seria a terceira vez na história.
Desastres Naturais

Desastres provocam 14 milhões de deslocados

Os distintos desastres naturais que afetam anualmente várias zonas do mundo provocam o deslocamento forçado de 13,9 milhões de pessoas.
Estados Unidos da América

Pelo menos 21 mortos nos incêndios na Califórnia

São já, pelo menos, 21 as vítimas mortais causadas pelos incêndios que começaram no domingo no estado da Califórnia. Donald Trump declarou o estado de desastre naquela região.
Incêndios

Incêndio na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que começou na sexta-feira e chegou a alastrar para o concelho de Arganil já foi dado como dominado. Uma casa, uma garagem e várias máquinas agrícolas arderam neste fogo.
Açores

Efeitos da tempestade Ophelia nos Açores

107
Num comunicado no Facebook, o IPMA afirma que há uma probabilidade de 15% a 20% de S. Miguel e Sta. Maria sentirem efeitos a partir de sábado. Espera-se que a Ophelia passe a furacão na quarta-feira.
Sismo

Sismo de 6,3 atinge o Chile

Um sismo de 6,3 atingiu, esta terça-feira, o Chile, numa zona costeira. Não há registo de vítimas ou de danos significativos nas zonas abaladas.
Estados Unidos da América

EUA. Nate toca terra como furacão de categoria 1

O olho do furacão vai passar por "partes do Mississípi, Alabama e Tennessee" durante esta noite e na noite de domingo, segundo o Centro Nacional de Furacões.
Estados Unidos da América

Furacão Nate toca terra pela segunda vez nos EUA

O Nate tocou terra pela segunda vez no Mississípi, tornando-se no primeiro furacão a atingir aquele estado norte-americano desde o Katrina em 2005.
Sismo

Japão. Sismo de 5,9 abala costa de Fukushima

Um sismo de 5,9 de intensidade na escala de Richter abalou a costa de Fukushima, no Japão. Não há perigo de tsunami e não foi detetada qualquer anormalidade na central nuclear.
Furacão

EUA. Furacões roubam 33 mil empregos

Os furacões Harvey e Irma destruíram 33 mil postos de trabalho. Ainda assim, a taxa de desemprego recuou e atingiu o nível mais baixo desde 2001.
Incêndios

Fogos de julho e agosto foram "catástrofe natural"

O Governo reconheceu como "catástrofe natural" os incêndios que deflagraram em julho e agosto em 30 concelhos e ativou um apoio de 10 milhões de euros.
Incêndios

20 mil hectares de área protegida arderam

Os incêndios deste verão queimaram mais de 20 mil hectares de área protegida terrestre. As zonas mais afetadas são o Monumento Natural das Portas de Ródão e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.
Tempestade Tropical

Tempestade Nate faz pelo menos 22 mortos

Pelo menos 22 pessoas morreram devido à tempestade tropical Nate que assola a América Central, que tem provocado chuvas torrenciais na região, das quais sete na Costa Rica.
Furacão

EUA querem ajudar Porto Rico com 29 mil milhões

A Casa Branca quer pedir ao Congresso a aprovação de um pacote de 29 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) para financiar a ajuda à ilha de Porto Rico, devastada por furacões.
Presidente Trump

Trump atira rolos de papel às vítimas do furacão

986
Donald Trump esteve em Porto Rico a distribuir mantimentos às vítimas do furacão Maria. E fê-lo atirando rolos de papel ao mesmo tempo que gritava: "Há muito amor nesta sala". As críticas não tardaram
Mundo

Furacão Maria matou 34 pessoas em Porto Rico

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosseló, disse na terça-feira que o balanço oficial do número de vítimas mortais causadas pelo furacão Maria aumentou de 16 para 34.
Furacão

Trump desdramatiza estragos do furacão Maria

Donald Trump saúda os trabalhos de recuperação em Porto Rico para reparar os estragos da passagem do furacão Maria, mas desdramatiza a situação, comparando com o furacão Katrina.
Sismo

Número de mortos do sismo no México sobe para 336

O número de mortos provocados pelo sismo de 19 de setembro no México subiu para 336. A maioria continua a ser na capital do país.
Furacão

Carmen acusou-o e implorou. Trump vai a Porto Rico

A mayor de San Juan acusou Trump de estar a matar os habitantes de Porto Rico com a sua "ineficiência". O Presidente dos EUA acusou Carmen Yulín Cruz de "fraca liderança". Mas vai lá.
México

Sismo: Número de mortes atualizado para 360

Sobe para 360 o número de mortes devido ao sismo, do passado dia 19, no México. A maior parte dos mortos foi registada na Cidade do México: 219.
Açores

Atividade sísmica aumenta em São Miguel

A Proteção Civil informou que se regista desde esta sexta-feira um "incremento da atividade sísmica" no vulcão das Furnas, na ilha de São Miguel, havendo ainda o registo de "alguns microssismos".
Ciência

Tsunami do Japão levou novas espécies para os EUA

Quase 300 espécies marinhas foram transportadas do Japão para a costa oeste dos EUA depois do tsunami de 2011, que, juntamente com o terramoto e o acidente nuclear de Fukushima, devastou o país.
Sismo

México aprova 210 milhões para reconstruções

O governo do México disse que aprovou destinar 210 milhões de euros para a primeira etapa de reconstrução das zonas devastadas pelos três sismos que atingiram este mês o centro e sul do país.
Furacão

Porto Rico vai receber 7 mil milhões em ajuda

O presidente da Câmara dos Representantes disse que a Agência Federal de Gestão de Emergência vai receber um reforço de sete mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros).
Sismo

México. Reconstruções ultrapassam 1.800 milhões

A reconstrução das zonas devastadas pelos três sismos que este mês abalaram o centro e o sul do México custará, segundo dados preliminares, mais de 1800 milhões de euros.
Sismo

México. Número de mortes no sismo sobe para 337

O número de mortes no sismo de 19 de setembro no México foi atualizado para os 337. A capital continua a ser a zona com mais mortos contabilizados. 198 na capital Cidade do México.
Sismo

México. Uma semana depois contam-se 331 mortos

O número de mortes no terramoto de 19 de setembro na região centro do México subiu para 331, das quais 192 foram contabilizadas na capital do país, Cidade do México.
Indonésia

Vulcão obriga à retirada de 57 mil pessoas

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, por receio de uma erupção, informaram hoje as autoridades.
Furacão

Maria. Porto Rico está com "graves problemas"

Através do Twitter, o presidente dos Estados Unidos alertou para as dificuldades que se fazem sentir em Porto Rico depois da passagem do furacão Maria, que causou 16 mortos.
Desastres Naturais

Indonésia. Vulcão obriga a deslocar 50 mil pessoas

Uma erupção do Agung, em Bali, pode estar iminente. A intensidade dos tremores vulcânicos aumentou e obrigou as autoridades a evacuar a região. A última erupção, em 1963, matou mais de mil pessoas.
Sismo

Novo balanço do sismo no México é de 324 mortos

As autoridades elevaram para 324 o número de mortos causados pelo sismo de magnitude de 7.1 que abalou o centro do México na semana passada.
Furacão

Maria. Barragem em Porto Rico em perigo de ruir

A barragem de Guajataca, em Porto Rico, sofreu um "dano na infraestrutura" durante a passagem do furacão Maria e está em perigo de ruir. Cerca de 70 mil pessoas foram evacuadas da região.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo solidário com família de menino que morreu

184
O jogador português publicou no Twitter uma fotografia em que segura uma camisola do Real Madrid com uma mensagem para Santiago Flores, um menino mexicano que morreu no sismo de terça-feira.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site