Um sismo de 4,8 atingiu esta sexta-feira a região de Nova Iorque. Apesar da intensidade não ser muito alta, trata-se de algo raro. A zona leste dos Estado Unidos não é uma zona de fracturas geológicas e por isso não é uma zona sismológica, sendo muito invulgar acontecerem sismos nesta costa dos EUA.

O sismo fez-se sentir sobretudo na cidade de Nova Jersey e vários edifícios nas proximidades de Nova Iorque e arredores abanaram.

Ainda assim, o presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, já procurou tranquilizar a população, sublinhando que não houve impactos significativos na cidade. “Os nova-iorquinos devem continuar com os seus dias normalmente”, disse Adams numa conferência de imprensa, apesar de ter avisado para a possibilidade de, ao longo do dia, se sentirem réplicas.

O autarca disse também que o sismo não provocou alterações ao funcionamento das escolas públicas da cidade, pelo que os pais não deviam precipitar-se para ir buscar os filhos mais cedo.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos o epicentro do sismo, de magnitude 4,8, aconteceu a cerca de 7 km a nordeste da estação de Whitehouse, em Nova Jersey, por volta das 10h20, no horário local (15h20 em Portugal).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há relatos de o sismo ter sido sentido de Filadélfia até Nova Iorque.

O sismo foi observado até durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU, como se pode ver no vídeo abaixo.

Para já não há relatos de danos. O Corpo de Bombeiros da cidade de Nova Iorque confirmou ter recebido alertas sobre o sismo se ter sentido em muitos edifícios e “estar a responder aos apelos” e a “avaliar a estabilidade estrutural”, mas garantiu: “Não há incidentes graves neste momento.”

Os sismos são extremamente raros na costa leste dos Estados Unidos, zona que não é atravessada por qualquer falha geológica, locais cuja movimentação provoca sismos. O terremoto mais forte que atingiu a cidade de Nova York aconteceu no ano de 1944: é conhecido como “Terremoto de Massena”, teve uma magnitude 5,8 e foi sentido até em Boston e Toronto (Canadá).