894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Justiça

Crime

Preso por disparar três vezes contra a mulher

Homem disparou três tiros contra a mulher e forçou-a a ingerir produto tóxico, que depois ingeriu para se tentar suicidar. Foi detido mal teve alta hospitalar. Vítima mantém-se nos cuidados intensivos
Donald Trump

Suborno. Defesa pede a juiz que rejeite condenação

Advogados alegam que continuação do caso irá interferir com preparativos de Trump para voltar à Casa Branca e impedir a capacidade de governar o país. E pedem mesmo que juízes respeitem reeleição.
E o vencedor é...

José Sócrates, o cidadão que não quer ser julgado

O país espera há 10 anos pelo momento em que a Justiça vai avançar com o julgamento do processo Marquês. Sócrates aproveita a sua posição privilegiada e usa manobras que só são usadas "por quem pode".
Noticiário

9h. Governo var criar dispositivo de emergência

A ideia é reforçar a resposta durante o pico da gripe num inverno que se prevê difícil. Ainda neste jornal, começam a esta hora as primeiras audições do dia sobre as falhas no INEM.
Noticiário

8h. Sócrates compara Marquês à Operação Influencer

Num artigo de opinião publicado hoje no DN, Socrátes diz que a única diferença entre os dois processos foi a escolha do Juiz. Ainda neste jornal, reabre Embaixada dos EUA em Kiev.
Corrupção

Como o número mágico 670 travou Sócrates

Juízes dizem que Sócrates está a "protelar de forma manifestamente abusiva e ostensiva" a "submissão a julgamento" com "comportamento doloso" que "tribunais não podem aceitar". O que está em causa?
Operação Marquês

Sócrates fala em mentiras e compara com Influencer

Num artigo de opinião publicado quando passam 10 anos desde a sua detenção, Sócrates lança críticas à Justiça e insiste que objetivo do caso Marquês foi travar a candidatura a Presidente da República.
Noticiário

7h.INEM. Governo ouve peritos para resolver falhas

Uma informação apurado pelo Observador, no dia em que o presidente do Instituto é ouvido no Parlamento. Ainda neste jornal, José Sócrates compara processo Marquês com Operação Influencer.
Noticiário

3h. PJ quer investigação terminada até fim do ano

Polícia Judiciária espera ter a investigação à morte Odair Moniz concluída até final do ano. A audição de algumas testemunhas demorou mais tempo e foram pedidos exames complementares.
Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Noticiário

22h. Odair Moniz: Fim da investigação em breve

As autoridades consideram ser necessário tempo para fechar a investigação, sendo que audição de algumas testemunhas foi mais demorada e foram pedidos exames complementares, além da autópsia.
Noticiário

21h. Madeira: JPP a favor de eleições antecipadas 

O líder do JPP afirma que Miguel Albuquerque não tem condições para continuar. Élvio Sousa lembra todas as suspeitas de corrupção em volta do governo regional da Madeira.
Fundos Comunitários

Juíza recusa caução de 500 mil euros para Serrão

O Ministério Público pediu o agravamento das medidas de coação do empresário portuense Manuel Serrão e dos restantes arguidos do processo Operação Maestro, mas o tribunal negou a pretensão.
Estados Unidos da América

O "guerreiro" de Trump pode nem chegar ao cargo

Próximo de Trump, mas mal-visto por alguns no Partido, Gaetz é o nome proposto para procurador-geral. Em tempos foi moderado; hoje é "um acólito" do MAGA envolvido num escândalo sexual.
Noticiário

18h. Chega viabiliza aumento de pensões do PS

O anúncio foi feito por André Ventura na Assembleia da República. Ainda, o Tribunal da Relação de Lisboa quer forçar o início do Julgamento de José Sócrates na Operação Marquês.
Justiça

Vila Franca. Buscas por suspeitas de corrupção

PGR diz que as buscas na Câmara de Vila Franca de Xira decorreram da "investigação pela eventual prática de crimes de corrupção, prevaricação e violação de regras urbanísticas". Não há arguidos.
Operação Marquês

Relação força início do julgamento de Sócrates

Desembargadores rejeitam mais uma reclamação do ex-primeiro-ministro e aplicam norma contra as manobras dilatórias. Julgamento pode começar após duas decisões pendentes no Supremo.
País

Associações acusam Governo de "manobra política"

Um mês depois da morte de Odair Moniz, representantes de associações falam em "manobra política" por parte do Governo, que não voltou a convoca-los a fim de analisarem possíveis soluções para bairros.
Polícia Judiciária

PJ faz detenções por burla e falsidade informática

Dois homens e uma mulher, entre 20 e 40 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária, no âmbito da operação "Fora da Caixa". São suspeitos de burla, falsidade informática e branqueamento de capitais.
Porto

Condenado a nove anos por tentar matar a mulher

Tribunal de Penafiel deu como provado que, a 8 de julho de 2023, o homem, agora condenado por homicídio qualificado na forma tentada, tentou matar a mulher, que estava a dormir, explicou a PGR-P.
União Europeia

UE adia regras contra desflorestação

Ministros da UE aprovaram o adiamento de regras que exigem garantias contra produtos de terras desflorestadas, mas rejeitaram criar a categoria de país ‘sem risco’ de desflorestação.
Justiça

Ama que agrediu menina de 2 anos fica em liberdade

Mulher de 62 anos terá de se apresentar duas vezes por semana às autoridades. Vídeo divulgado nas redes sociais mostra ama a dar banho de água fria a criança e a agredi-la.
Política

PAN quer que "stealthing" seja crime sexual

De acordo com o PAN, a criminalização do "stealthing" em Portugal "representaria um passo crucial para assegurar que o direito ao consentimento sexual seja sempre respeitado".
Prisão

Homem condenado por furto e incêndio em infantário

O tribunal condenou o arguido, ausente no julgamento, a 5 anos e 9 meses de prisão e indemnização de 17 mil euros por furtar 3 mil euros e atear fogo a infantário da Misericórdia da Murtosa em 2020.
Tribunal

Líder histórico ugandês levado a tribunal 

“Besigye opôs-se a um julgamento perante o Tribunal Marcial Geral e informou o juiz presidente que era um civil que não devia ser julgado por um tribunal militar”, afirmou um dos seus advogados.
Justiça

Líder do PS/Lisboa pode mesmo ir a julgamento

Tribunal da Relação reverteu decisão de primeira instância e decidiu levar a julgamento dirigente socialista Davide Amado e outros arguidos no caso que envolve Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Atropelamento

Atropelamento seguido de fuga provoca um morto

Um atropelamento mortal ocorreu por volta das 4h58, na estrada municipal 577, em Portela. O condutor continua em fuga, não tendo sido realizada qualquer detenção até ao momento.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
Noticiário

1h. MP abriu inquérito sobre Mayan

Numa nota enviada ao Observador, a Procuradoria-geral da República confirma que o Ministério Público vai investigar a ação de Tiago Mayan que assumiu recentemente ter falsificado assinaturas.
Noticiário

00h. Nuno Melo deixa aviso ao PSD

Nuno Melo, líder do CDS, sublinha que o peso do partido não é negociável e não pode ser ignorado só porque liberais podem entrar na equação para uma coligação à Câmara Municipal de Lisboa.
Noticiário

23h. MP abre inquérito sobre Mayan Gonçalves

Tiago Mayan Gonçalves assumiu recentemente ter falsificado assinaturas. A PGR confirma que o Ministério Público decidiu instaurar um inquérito para investigar os factos.
Iniciativa Liberal

Mayan: PGR instaura inquérito-crime

Ex-candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal confessou assinaturas enquanto presidente de uma junta de freguesia no distrito do Porto. Caso vai ser investigado.
Peniche

Jovem condenada a 12 anos por matar irmã

O Tribunal de Leiria condenou a jovem de 17 anos a 12 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado e a 9 meses pelo crime de profanação de cadáver. A pena única fixa-se nos 12 anos e 3 meses.
Justiça Cega

BPP. “70 milhões congelados para pagar a lesados”

Inês Bonina, procuradora que liderou a equipa que investigou o caso Banco Privado Português, faz o balanço que foi concluído na semana passada com a prisão do último administrador do BPP em liberdade.
Semáforo Político

Caso Sócrates já não é urgente? "Teme-se o pior"

Um caso determinante para a credibilidade da Justiça, em que os poderosos conseguem escapar impunes aos crimes. Vai acabar em nada? Ainda os 1000 dias de guerra na Ucrânia sem solução militar à vista.
Aveiro

Crimes sexuais: reincidente condenado a sete anos

Arguido aliciou quatro menores de idade e uma jovem com deficiência intelectual, a enviar-lhe fotos e vídeos nuas. Já tinha sido condenado por crimes idênticos em 2021, mas recebeu pena suspensa.
Justiça

Fábio Guerra: 14 anos de prisão para Clóvis Abreu

Além da pena de prisão de 14 anos, Clóvis Abreu foi condenado a pagar mais de 180 mil euros à família do agente da PSP e 24 mil euros ao Hospital de São José, onde Fábio Guerra esteve internado.
Sociedade

PJ desmantela rede liderada por Clã do Golfo

Clã do Golfo usava o Aeroporto de Beja como uma das portas de entrada de cocaína na Europa e subornou funcionários para controlar a estrutura aeroportuária portuguesa.
Noticiário

16h. Saúde. Chega quer ouvir Diretor do SNS

O líder do partido, André Ventura, acusa o Governo de estar em descalabro político. O Chega pretende ouvir a Ministra da Saúde e o Diretor do SNS para esclarecer os casos nas urgências.
Noticiário

13h. Rússia confirma ataque com mísseis dos EUA

Foram seis os mísseis norte-americanos enviados para território russo. Cinco foram abatidos e um ficou danificado. Ainda neste jornal, PJ faz buscas na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Polícia Judiciária

PJ faz buscas na câmara de Vila Franca de Xira

O presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, confirmou que há elementos da Polícia Judiciária no local a recolher documentação e material informático.
Ministério Público

Inquérito aberto a alegados maus-tratos a criança

Ama que foi filmada a dar banho de água fria e a agredir criança na Marinha Grande trabalhava ilegalmente e tinha cinco crianças a seu cargo. Mulher foi detida esta terça-feira.
Resposta Pronta

Operação Marquês. "Não há justificação possível"

Ainda sem data para o julgamento, a Op. Marquês deixou de ser urgente, aumentando o risco de prescrição de crimes. O advogado Pedro M. Falcão diz que está em causa a "dignidade da justiça portuguesa".
Explicador

Motociclos. Investir na formação ou na inspeção?

Miguel Santos, do PSD, considera que se deve investir na formação, porque o fator humano é decisivo. Paulo Areal, presidente da ANCIA, afirma que o Governo deve aproveitar a rede de inspeção do país.
E o vencedor é...

Sócrates metido num pântano?

Caso Sócrates está instável mas ainda há muita lenha para meter na fogueira. Deputados vão começar a ter regras de indumentária. E a liberdade? Fica à porta junto com as camisolas de protesto?
O Bom, o Mau e o Vilão

A este ritmo, Sócrates só é condenado por milagre

O novo diretor do DCIAP (que fez um bom discurso), o nosso SNS (que está sempre "mau") e a nossa Justiça (que arrasta o caso Sócrates) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Crime

Construtora acusada de auxílio à imigração ilegal

O MP diz que a empresa e o seu sócio gerente contratavam sistematicamente trabalhadores estrangeiros em situação irregular em território nacional, aumentando os lucros da sua atividade comercial.
360º

Mil dias da guerra e caso Sócrates sem data

Os incidentes processuais da defesa de Sócrates para atrasar o início do seu julgamento. A regra do governo para decidir férias da função pública nos períodos mais cobiçados. E os mil dias da guerra.
Justiça

Bens da empresa de Cristina Ferreira executados

Justiça decidiu executar bens de empresa Amor Ponto, num montante até 4,7 milhões de euros. Apresentadora da TVI diz que foi a SIC que executou a sentença da primeira instância, apesar do recurso.
Noticiário

7h. Processo de Sócrates deixa de ser urgente

Quase 10 meses depois da pronúncia do tribunal da Relação, o julgamento continua sem data para começar. Ainda, Governo admite que, afinal, SNS vai dar prejuízo no próximo ano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.