A média dos exames de Matemática A, Matemática B e Fisica e Química A não chegou aos 9,5 valores em 20, para alunos internos, revelou esta sexta-feira o Ministério da Educação e Ciência. São também estas as disciplinas com maior percentagem de chumbos – 22% para Matemática A e 19% para as outras duas disciplinas. Ambas as disciplinas de Matemática desceram a média em relação ao ano passado e aumentaram o número de chumbos.

As médias mais altas registaram-se nas disciplinas inicial e intermédia de Português Língua Não Materna, as únicas que superaram os 15 valores, e Inglês, com 13,6. Desenho A e Inglês não tiveram qualquer chumbo nesta primeira fase dos exames finais nacionais do ensino superior, obrigatória para todos os alunos.

Média disciplinas mais de 10mil alunos

Médias dos exames finais nacionais do ensino secundário, nos anos 2013 e 2014, para as disciplinas com mais de 10.000 inscritos em 2014

A nota que separa as aprovações das reprovações nos exames – o nove e meio – foi a nota mais frequente na maior parte das disciplinas. Excepção para Matemática A e Física Química A para as quais 5,5 é a nota mais frequente na pauta. Ou Geometria Descrita A, na qual um décimo dos alunos que compareceram no exame têm 19 ou 20 valores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das 23 disciplinas que levaram os alunos internos a exame, 13 aumentaram a média, incluindo Biologia e Geologia (de 8,4 para 11), Português A (de 9,8 para 11,6) e Geografia A (de 9,8 para 10,9). Até Física e Química A, apesar do resultado ainda negativo, aumentou a média – de 8,1 para 9,2 valores.

Disciplinas cuja média subiu

Disciplinas que subiram as médias nos exames finais nacionais do ensino secundário em 2014, em relação a 2013 [PLNM – Português Língua Não Materna]

Outras há que desceram os resultados, nos exames dos alunos internos. As maiores descidas a Economia A e Matemática B – descem 9 pontos. História e Cultura das Artes e História A têm uma descida de 7 pontos. Economia A e História A apesar de descerem mantém-se numa média positiva. A Matemática A, com menos 5 pontos do que no ano anterior, tem uma das médias mais baixas, a par da Física e Química A, com apenas 9,2 valores.

À semelhança dos anos anteriores, as classificações dos alunos internos são, em geral, superiores às dos alunos autopropostos. As maiores diferenças encontram-se nas disciplinas de Geometria Descritiva A e de Matemática A.

Documentos