A Ciência Viva oferece, durante o verão, dias inteiros de passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, em todo o país, na companhia de especialistas de instituições científicas. E mais: todas as atividades são gratuitas, sendo apenas necessária uma inscrição prévia. Em Bragança, por exemplo, as crianças com idade mínima de seis anos vão poder observar aves no rio Douro, dia 19 de julho entre as 09h e as 19h. O almoço é um piquenique que cada participante deve trazer. No dia seguinte, 20 de julho, as crianças são convidadas a olhar para o céu e fazer observação do sol e de outros objetos celestes.

Quando: Entre 15 de julho e 15 de setembro
Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2014

O Teatro Nacional de São João, no Porto, tem uma oficina de verão irresistível. Crianças dos seis aos 12 anos vão ter a oportunidade de criar a sua própria versão de “Romeu e Julieta”, desde o texto escrito à interpretação dos papéis, passando pela música. Orientadas pela dramaturga e encenadora Marta Freitas, as crianças e jovens vão adaptar o clássico de Shakespeare ao longo de uma semana, nas sessões de escrita, interpretação, percussão e construção plástica, que culminará num exercício teatral que vai levar os miúdos ao palco do Teatro.
A oficina divide-se em duas semanas: a primeira – de 14 a 18 de julho – é destinada a crianças dos seis aos nove anos e a segunda – de 21 a 25 de julho – a crianças dos 10 aos 12 anos. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 17h30 e a inscrição custa 70 euros.

Quando: 14 a 25 de julho
Mais informações: Inscrições através do e-mail rp@tnsj.pt

férias de verão serralves

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Museu de Serralves, também no Porto, convida as crianças entre os quatro e os 12 anos para umas férias tão divertidas quanto pedagógicas. Oficinas de ciência, fotografia, artes plásticas, culinária e aulas de equitação são algumas das muitas propostas que este programa oferece aos mais pequenos.Sempre com a preocupação de desenvolver a curiosidade, a criatividade, a vivência em grupo e o contacto com a arte e a natureza. Cada oficina tem cinco sessões e custa 50 euros.

Quando: Até 12 de agosto
Mais informaçõeshttp://www.serralves.pt/pt/educacao/criancas-e-familias/oficinas-nas-ferias-escolares

Os “Ateliers de Ciência Divertida” na portuense Casa do Infante, querem despertar o interesse pela ciência nas crianças e jovens.
Por que motivo as embarcações flutuam? O que impedia os navegadores de dobrarem o Cabo Bojador? O que são correntes marítimas? E correntes de ar? Cinco tardes passadas na Casa do Infante e a pequenada aí de casa vai ter as respostas para todas estas questões na ponta da língua. A participação custa 35 euros.

Quando: 14 a 18 de julho, das 14h30 às 17h00
Mais informações: Inscrições para casadoinfante@cm-porto.pt

parque biológico de gaia, esquilo europeu

A descoberta da natureza,  o contacto com alguns animais e outras experiências ao ar livre são a garantia de uma semana bem passada no Parque Biológico de Gaia. As várias oficinas de verão ocupam as crianças e jovens entre os seis e os 14 anos durante todo o dia, das 09h às 18h, e têm um custo diário de 18 euros. O preço inclui as atividades, seguro, almoço e lanche.

Quando: Até 25 de junho
Mais informaçõeshttp://www.parquebiologico.pt/userdata/2014-OF-verao.pdf

O Oceanário de Lisboa apresenta o programa ideal para ocupação das crianças nas férias de verão: “Férias Debaixo de Água”. São dez dias temáticos, divididos em duas semanas, cuja proposta é descobrir como se vive a grandes profundidades, em locais ultra gelados ou com um calor abrasador complementado com atividades náuticas, como passeios de barco e aulas de canoagem, passeios de teleférico, expedições botânicas e zoológicas, piqueniques e jogos. Às sextas-feiras as crianças vão testar a bravura ao máximo, passando uma noite especial na companhia dos tubarões. Participar custa 40 euros por dia. Há pacotes de quatro dias por 150 euros e de cinco dias por 180 euros. Inclui entrada nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche, seguro e uma lembrança. Dormir com os tubarões custa 50 euros.

Quando: Até 12 de setembro
Mais informaçõeshttp://www.oceanario.pt/cms/1394/?news=1753

Museu do Oriente, em Lisboa, tem cinco oficinas pensadas para os mais novos, todas com o intuito de lhes dar a conhecer as várias culturas orientais. Por exemplo, sabia que muitos jogos e brinquedos nasceram na Ásia? Se tem curiosidade, a oficina “Jogos Tradicionais Orientais” é uma boa ideia. “As aventuras de Sandokan, o pitada da Malásia” e “Retratos para interpretar” são outras das oficinas disponíveis. Cada uma dura entre quatro a cinco manhãs ou tardes e os preços situam-se entre os 40 e os 50 euros.

Quando: 14 de julho a 22 de agosto
Mais informaçõeshttp://www.museudooriente.pt/2017/ferias-de-verao-.htm

zoomarine

Uma semana repleta de experiências únicas é o que promete o Zoomarine, no Algarve, com o programa “Os Guardiões do Zoomarine”. E que criança não gostaria de conhecer melhor os habitantes dos oceanos? Golfinhos, tubarões, focas, leões-marinhos, mas também aves de rapina e tartarugas são a garantia de cinco dias bem passados, sempre com uma mensagem de proteção do ambiente incluída. A semana de atividades é dirigida a júniores (dos 6 aos 8 anos) e séniores (dos 9 aos 13 anos). O custo é de 120 euros e inclui as atividades, alimentações, materiais pedagógicos, certificado de participação, fotos e seguro.

Quando: Até 29 de julho. Com a duração de cinco dias, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 18h
Mais informações: http://www.zoomarine.pt/pt/guardioes/guardioes-info

Durante os meses de julho e agosto, a Casa da Cultura de Loulé abre as portas para várias oficinas de verão infantis, entre as quais atividades de expressão, dança hip-hop, teatro, fantoches e origami. Cada oficina terá a duração de três horas diárias durante uma semana, seja de manhã ou de tarde. A participação custa 20 euros.

Quando: Julho e agosto
Mais informaçõeshttp://www.ccloule.com/node/649