O mergulho recreativo é uma atividade 40 a 60 vezes mais perigosa que conduzir um carro. Quando se desce alguns metros abaixo da superfície, os riscos aumentam proporcionalmente, é muito fácil alguma coisa correr mal. Um dos acidentes mais sérios e comuns é a doença descompressiva — que decorre da relação profundidade/tempo que se permanece debaixo de água — mas os principais “perigos de morte” são a falta de ar na garrafa, a prisão ou dificuldade de movimento, e os problemas relacionados com o equipamento. Partindo da regra de que nunca se deve mergulhar sozinho, a ausência de comunicação entre os mergulhadores é um dos maiores problemas do mergulho.

Uma empresa sueca afirma ter encontrado uma solução para este problema. A Aqwary inventou uma consola que se liga à garrafa de mergulho para analisar os parâmetros fundamentais (ar, tempo e profundidade) e tem a vantagem de criar uma “rede social” subaquática, no sentido em que permite que os mergulhadores partilhem essa informação entre eles. Podem estar “em rede” até 70 pessoas num alcance de 100 metros, que se monitorizam mutuamente na quantidade de ar que cada um tem, na profundidade a que estão, localização relativa, etc. Estas consolas comunicam entre si através de ultra-sons, mas a empresa sueca afirma ter testado exaustivamente as frequências usadas e garante que não interferem com a vida marinha (os golfinhos e as baleias também usam os ultra-sons para comunicar). A The Verge desenvolve em pormenor a solução encontrada pela Aqwary.

Na prática, este equipamento vem substituir os computadores de mergulho, já que está equipado com wifi para permitir descarregar o perfil do mergulho para o computador. Existe ainda uma loja online (muito restrita a bem da segurança) através da qual é possível acrescentar outras aplicações, tais como mapas e bússola. Este produto está já a ser testado por alguns centros de mergulho e será lançado no mercado muito em breve, sem que tenha ainda anunciado preço final.

O mergulho recreativo é uma atividade com cada vez mais adeptos em Portugal. Estima-se que existam 30 mil mergulhadores certificados em Portugal, e a tendência é de crescimento. Existem 150 centros de mergulho que exploram a nossa imensa costa, e começaram há uns anos a ser afundadas embarcações obsoletas que, com o passar do tempo, criam recifes artificiais e locais de atração privilegiada.  Os 3 milhões de mergulhadores existentes na Europa representam um grande mercado para explorar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR