Um grupo de estudantes austríacos desenhou uma cidade fictícia que custaria 19 mil milhões de euros, o dinheiro que a Áustria teria de gastar para salvar o banco Hypo Alpe Adria da bancarrota, segundo a imprensa do país.

A Hypotopia teria capacidade para 102.574 habitantes e os 19 mil milhões de euros cobririam todos os gastos necessários para erguê-la, da escavação do subsolo à construção dos vários edifícios. As contas foram feitas pelos alunos, que já construíram uma maquete da cidade, a ser exposta a partir de outubro na Praça Karlsplatz, em Viena.

De acordo com a publicação austríaca, os estudantes da Universidade Técnica de Viena desenharam a Hypotopia para dar visibilidade ao contexto financeiro e social do desenvolvimento urbano moderno. A cidade, que a ser real ocuparia uma área de 12,17 quilómetros quadrados, seria a sexta maior cidade da Áustria.

Para salvar o Hypo Alpe Adria, o Estado austríaco teria de gastar 19 mil milhões de euros. Desde 2008, a instituição já recebeu 5,5 mil milhões de euros de ajuda do Governo, o que fez com que a dívida do país aumentasse para 80% do PIB, em 2014.

Os partidos da oposição ao Governo liderado por Werner Faymann já pediram uma investigação parlamentar para apurar como é que o país se envolveu na confusão provocada pelo Hypo Alpe Adria, que já esteve perto do colapso financeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR