Beth, a Zombie“, filme de estreia do realizador norte-americano Jeff Baena, foi o escolhido para a sessão de abertura do MOTELx 2014, esta quarta-feira, às 21h30. Até domingo há para ver novos filmes de Fabrice du Welz, Takashi Miike, Gareth Evans, Greg McLean, Lucky McKee, Nacho Vigalondo e Alejandro Jodorowsky.

Depois de sete anos a ‘morar’ no Cinema São Jorge, o MOTELx cresce para o Teatro Tivoli BBVA e para o Palácio Foz, todos na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Os mais de 20 títulos produzidos em 2014 são descritos pela organização como “provavelmente a melhor seleção de sempre”.

O filme “The Raid 2: Berendal“, de Gareth Evans, é um dos filmes a manter debaixo de olho, fruto das boas críticas que o realizador galês obteve com o primeiro filme desta aventura, “The Raid: Redemption”, e que passou no MOTELx de 2012. Para ver na noite de sábado para domingo, às 00h15.

O ator Brontis Jodorowsky vai marcar presença para apresentar o novo filme do pai, o chileno Alejandro Jodorowsky, “La Danza de la Realidad“, em estreia nacional no MOTELx, domingo às 16h15. Após uma ausência de 23 anos, Alejandro regressa com uma obra autobiográfica que mistura realidade, metáfora, mitologia e poesia. Neste filme, o papel de Alejandro é interpretado pelo filho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 8.ª edição dedica uma retrospetiva a obras do realizador Bryan Yuzna, com “Society“, “Bride of Re-animator” e “The Dentist“, e também ao espanhol Álex de la Iglesia, cuja seleção inclui “El Dia de la Bestia” e o seu mais recente “Witching and Bitching“, de 2013. Ambos estão entre os profissionais que vão dar workshops e masterclasses ao público.

O olhar feminino sobre o terror volta a fazer parte do cartaz. Dos Estados Unidos chega-nos “Honeymoon“, de Leigh Janiak e, da Austrália, The Babadook, de Jennifer Kent. Ambos são primeiras obras e “apostam no medo puro e duro, em detrimento de estratagemas narrativos ou efeitos”, explica a organização.

Para quem prefere ver terror à hora de almoço, o MOTELx apresenta nesse horário uma seleção de várias curtas de terror internacional, bem como produções candidatas ao Prémio MOTELx 2014 – Melhor Curta de Terror Portuguesa, este ano com 13 curtas-metragens escolhidas.

Na secção Quarto Perdido, dedicada a filmes históricos portugueses, exibe-se “O Cerro dos Enforcados“, de Fernando Garcia, a partir do conto O Defunto, de Eça de Queiroz, e “Os Canibais“, de Manoel de Oliveira, a partir da obra homónima de Álvaro do Carvalhal.

No sábado, às 21h30, o MOTELx sai da Avenida da Liberdade e instala-se no Largo de São Carlos para a exibição do filme “Gremlins“, de Joe Dante, para assinalar os 30 anos do aniversário. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, com cerca de 400 lugares.

O festival encerra no domingo com um musical protagonizado pelo músico Meat Loaf. “Stage Fright” foi realizado por Jerome Sable e a norte-americana Variety descreve-o como um acampamento ao estilo da série Glee, mas invadido por um assassino em série mascarado. Os bilhetes custam quatro euros, mas há várias modalidades e descontos disponíveis. O programa completo pode ser consultado no site oficial.