Norte

Esta sexta-feira, às 18h00, arranca um novo capítulo dos festivais Super Gastronómicos. Pela primeira vez em Bragança, e sob o mote “Carne na Praça”, as atenções vão estar viradas para as carnes transmontanas, servidas por vários restaurantes reunidos na Praça Camões, até 21 de setembro. Há também sessões de cozinha ao vivo e harmonização gastronómica com novas cervejas artesanais. Do pernil cozido aos rojões da barriga ou caldeirada de cordeiro, não vai faltar o que provar.

No sábado à noite, vá ao armário buscar peças de roupa brancas e dirija-se a Braga. É o regresso da Noite Branca, animada por música, instalações artísticas, teatro, museus abertos e um leque muito variado de atividades culturais. São esperadas cerca de 100 mil pessoas, muitas para aproveitar as 12 horas de programação, onde se incluem concertos gratuitos de Pedro Abrunhosa, Ana Moura e Azeitonas com Big Band. O acesso vai ser gratuito a museus, galerias, salas de espetáculo, espaços artísticos e outras instituições culturais da cidade.

O centro do Porto vai ser palco de concertos de 60 artistas portugueses, em locais como bares, praças, o interior da Reitoria da Universidade do Porto e até o varandim da Torre dos Clérigos. O NOS D’Bandada promete organizar um “São João da música”, com atuações de nomes como Fachada (antigo B Fachada), Throes & The Shine, Capicua, You Can’t Win, Charlie Brown, Dealema, Mind da Gap, Manuela Azevedo, Old Jerusalem e Real Combo Lisbonense. Destaque para o concerto de Miguel Araújo no elétrico que faz o percurso entre o Carmo e a Batalha, para o espetáculo de Manuela Azevedo com a Orquestra Jazz de Matosinhos e ainda para a participação de Rita Redshoes e do fadista Ricardo Ribeiro. Para ver e ouvir no sábado, a partir das 16h00 e até de madrugada.

O Teatro Rivoli no Porto tem novo diretor, Tiago Guedes, e uma nova programação. Sob o mote “O Rivoli já dança!“, esta sexta e sábado arranca um programa onde a dança é o destaque, e logo com a coreografia “Mozart Concert Arias”, de Anne Teresa De Keersmaeker, com a Companhia Nacional de Bailado. Curiosidade: a Companhia apresentou-se pela primeira vez neste teatro, em 1977. Os bilhetes custam cinco euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 9.ª edição da feira medieval Os Hospitalários no Caminho de Santiago está de volta ao Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. Até domingo, há recriações históricas, artesãos que trabalham ao vivo, saltimbancos e malabaristas, concertos e espetáculos de fogo, oficinas para os mais pequenos, visitas guiadas às capelas de Santo António do Telheiro, da Ermida, de Nossa Senhora da Apresentação, de Santa Ana, e do Encontro, à Ponte da Pedra e ao Mosteiro de Leça do Balio. A entrada custa um euro.

Centro

Sopa de legumes, creme de camarão, sopa da pedra? Este sábado há estas e muitas mais no Festival de Sopas em Santa Ovaia, em Oliveira do Hospital. Além do concurso e das provas de sopa, a partir das 19h00, há também um programa cultural e venda de artesanato. Bom apetite.

Está a decorrer o 2.º Festival Internacional de Cinema do Marvão, que até domingo se propõe a divulgar filmografias de diversas latitudes que tenham por objeto as vivências comunitárias em zonas rurais ou de periferia. Este ano, o destaque vai para o cinema feito em Portugal e na América Latina. Os bilhetes para cada filme custam dois euros, mas há um passe para o quatro dias do festival que custa 10 euros. Só tem de consultar o programa completo e escolher o que quer ver.

As Cartaxo Sessions e a autarquia local uniram-se para criar o Reverence Festival Valada e o cartaz é imperdível para quem gosta de stoner rock, shoegaze e rock psicadélico. Ao todo há mais de 50 bandas, nacionais e internacionais, distribuídas por dois dias, entre as quais Red Fang, Electric Wizard, Graveyard, The Black Angles e Black Bombaim. Tudo acontece no Parque de Merendas, em Valada, no Ribatejo, cuja área engloba um campo de futebol, uma área de campismo adjacente ao Festival e uma praia fluvial. O bilhete de um dia custa 38 euros, o passe de dois dias 70 euros.

Sul

A escadaria do Palácio de S. Bento, em Lisboa, foi o palco escolhido para o início do Festival Todos, com a peça sonora e coreográfica “Fresco”, que conta com a atuação de cinco agrupamentos, num total de 150 músicos, dirigidos pelo maestro Miquel Bernat, em que cada banda ou orquestra representa um país diferente. A atuação tem início às 19h00 e a entrada é livre. De resto, vale a pena ver o programa completo do festival que se descreve como uma “Caminhada de Culturas”, que este ano acontece em São Bento, Poço dos Negros e Santa Catarina, e dedica o programa aos 40 anos do 25 de Abril.

O Mercado de Sabores está de volta à MEO Arena, em Lisboa, para dar a conhecer os petiscos e iguarias regionais de Portugal. E porque cada vez mais as pessoas querem aprender truques para reproduzir em casa, não vão faltar workshops e showcookings com chefs conhecidos, para além de provas de vinhos e degustações. A entrada custa três euros.

No sábado, às 21h30, o Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, acolhe um concerto inédito de homenagem a Pixinguinha, o “Mestre do Choro”, no âmbito da programação do Próximo Futuro. O projeto integra uma formação de nove músicos que chegam do Brasil, juntamente com os seus clarinetes, bandolins, cavaquinhos e demais instrumentos, para tocarem adaptações de arranjos  e clássicos do compositor. Os bilhetes custam 15 euros.

Ainda na capital, e para os mais corajosos, já começou o MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Do programa que a organização descreve como “provavelmente a melhor seleção de sempre”, vale a pena manter debaixo de olho o filme “The Raid 2: Berendal“, de Gareth Evans, fruto das boas críticas que o realizador galês obteve com o primeiro filme desta aventura, “The Raid: Redemption”. Para ver na noite de sábado para domingo, às 00h15. No sábado, às 21h30, o MOTELx sai da Avenida da Liberdade e instala-se no Largo de São Carlos para a exibição do filme “Gremlins“, de Joe Dante, para assinalar os 30 anos do aniversário. Para este espetáculo a entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, com cerca de 400 lugares.

Em Cascais há uma proposta aliciante chamada Lumina – Festival de Luz. A partir desta sexta-feira e até domingo, das 20h00 às 24h00, vai ser possível ver 26 obras de arte de luz, criadas por cerca de 40 artistas internacionais, espalhadas ao longo de um percurso de três quilómetros. A entrada é livre.