Depois do sucesso nas eleições europeias no passado mês de maio, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD, sigla em alemão), que defende a saída do país da moeda única europeia, garantiu, este domingo, a representação em dois parlamentos regionais alemães — nos estados da Turíngia e Brandemburgo.

O Alternativa para a Alemanha (AfD), diz o site Globo, obteve, de acordo com uma sondagem à boca das urnas, 10% dos votos na Turíngia e 12% em Brandemburgo, sendo que há duas semanas ingressou no parlamento regional da Saxónia (alcançou uma votação de 10% no sufrágio aí realizado). Foi também em maio que o partido criado no ano passado conquistou sete assentos no Parlamento Europeu.

O AfD (Alternative für Deutschland) apoia-se numa linha conservadora no que a matéria de imigração diz respeito, mas não só. Invoca também os “valores familiares” e defende políticas de segurança mais firmes.

O partido tem agora representação em três de 16 assembleias regionais. O seu líder, Bernd Lucke, um professor de economia de 52 anos e pai de cinco, mostrou-se satisfeito com os fortes resultados em mais dois estados do leste alemão: “Estamos muito contentes por os eleitores tenham escolhido a favor de uma renovação política. Os resultados são ainda melhores do que aqueles na Saxónia (…) Não vamos ficar quietos e deixar que os outros partidos digam mal de nós”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR