Um comboio com ajuda humanitária russa chegou hoje à região ucraniana de Donetsk, horas depois da assinatura, em Minsk, de um memorando que reforça as tréguas acordadas a 05 de setembro entre as forças governamentais e os separatistas.

De acordo com as agências russas, 200 vagões com alimentos, medicamentos e geradores elétricos procedentes da região russa de Rostov passaram a fronteira com a Ucrânia nas primeiras horas da manhã, depois de passarem o controlo aduaneiro.

Cerca de 30 voluntários desceram dos primeiros vagões para distribuir sacos de arroz pela população da zona do conflito.

Este é o terceiro comboio humanitário russo que chega à Ucrânia, ainda que tenha sido apenas o segundo com autorização de Kiev e da Cruz Vermelha.

A 22 de agosto, mais de 200 camiões com ajuda humanitária entraram em território ucraniano sem permissão, por ordem do presidente russo, Vladmir Putin.

Na sexta-feira, as autoridades ucranianas forneceram novas ajudas humanitárias em Donetsk e Lugansk, cidade que está há mais de um mês sem água, luz, gás e combustível.

Além do cessar-fogo, o acordo assinado a 05 de setembro em Minsk contempla a abertura de corredores humanitários para a entrega de ajuda humanitária à população na zona de conflito.

Kiev e os separatistas pró-russos reforçaram esta madrugada na capital bielorussa as tréguas e, entre outras coisas, acordaram a criação de uma zona desmilitarizada com uma área de 30 quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR