Aos 76 anos, Jane Fonda regressa ao grande ecrã para interpretar uma personagem com a qual garante identificar-se. No filme This Is Where I Leave You, a atriz galardoada com dois Óscares veste a pele de matriarca de uma família em luto, mãe de filhos disfuncionais que acabaram de perder o pai — o resto do elenco conta com Tina Fey, Jason Bateman, Adam Driver e Corey Stoll. Por essa razão, a estrela passou a maior parte do tempo, durante as filmagens, rodeada de atores mais novos. Uma oportunidade, diriam muitos, para quem é menos experiente e está lado a lado com uma diva do cinema.

Mas apesar dos muitos anos de carreira — o primeiro papel foi há 54 anos –, a atriz garante que é difícil imaginar-se enquanto guia de colegas de profissão como Fey ou Bateman. “Não me vejo como uma mentora, mas várias pessoas dizem isso, pelo que talvez seja”, disse numa entrevista ao programa televisivo Good Morning America. Explicou ainda que, tal como uma versão mais nova de si própria, são poucos os atores que colocam “questões explícitas” sobre representação e sobre como sobreviver a uma carreira em Hollywood.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas há uma exceção à regra: coube a Meryl Streep, com quem Fonda contracenou no filme Julia (de 1977), o papel de pedir conselhos. “Então, explica-me sobre representação”, terão sido as palavras proferidas pela atriz de O Diabo veste Prada há quase 30 anos — “Nunca ninguém me fez essas perguntas”, recordou Fonda, que está a tentar fazer por jovens atores o que Katharine Hepburn fez consigo. “Eu não lhe coloquei questões”, disse de Hepburn. “Ela deu-me as respostas antes que eu tivesse oportunidade de ter feito perguntas”.

A gratidão, ao que parece, não é coisa que se esqueça facilmente. Em junho deste ano, na cerimónia AFI Lifetime Achievement Award, Merly Streep reconheceu as capacidades de Fonda enquanto mentora. “Eu estava tão nervosa porque todas as minhas cenas iam ser contigo [Jane Fonda]”, confessou perante uma plateia de espetadores, a propósito do filme referido.

Emocionada, disse ainda que Fonda terá ajudado a abrir diversas portas no mundo do cinema e garantiu que vai continuar a tradição de quem, um dia, lhe cedeu dicas válidas. “Agradeço-te [pela tua orientação] (…) E todos os jovens atores com quem trabalhei posteriormente agradecem-te, porque aquela lição e bondade foram transmitidas. E assim vão continuar”.