Em 9 de outubro de 1874, Portugal e outros 21 países fundaram a União Postal Universal (UPU), unificando as suas administrações postais com o objetivo de criar a maior rede de distribuição física de correspondências do mundo. Esta união beneficiou economicamente os países e acelerou a comunicação internacional. Em homenagem a este dia, celebra-se esta quinta-feira o Dia Mundial dos Correios.

Na era do email, Twitter, SMS, Instagram e Skype, os correios reinventaram-se como postos de serviço para fazer frente às novas necessidades dos seus clientes. Entretanto, continuam a exercer a sua principal função: servir como canal de comunicação e de contacto entre pessoas em todo o mundo. Segundo dados dos Correios de Portugal, são movimentadas 4,5 milhões de cartas por dia em Portugal.

O Observador deu a volta ao mundo para saber onde ficam, e como trabalham, algumas das agências de correios mais peculiares do mundo: desde as que se localizam mais de 30 metros abaixo da linha do mar até uma que opera numa estação espacial na China.

O mapa que está em baixo é interativo e vai guiá-lo pelos lugares. Basta clicar. Boa viagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR