As regras vão mudar na Liga dos Campeões. O que aconteceu nos últimos dois anos — Benfica e FC Porto no Pote 1 para o sorteio — vai deixar de ser possível. A UEFA anunciou esta quinta-feira que, a partir da próxima época, o primeiro pote, aquele dos tubarões, será apenas composto pelo campeão europeu em título e pelos campeões nacionais dos sete campeonatos mais cotados na Europa.

Mais do que nunca, a performance doméstica terá reflexo na Europa. Parece justo. Ora vejamos: o Paris Saint-Germain foi campeão francês em 2013/14 e ficou no Pote 2 para o sorteio da edição da prova deste ano, o que significava que teria de tropeçar obrigatoriamente em clubes como Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Chelsea, Benfica, Atlético Madrid, Arsenal e FC Porto. Desses, apenas três foram campeões nos seus campeonatos — Bayern, Atlético e Benfica. A verdade é que a exclusão dos tubarões não-campeões desse Pote 1 vai levar a mais duelos de alto gabarito e, provavelmente, a mais “grupos da morte”. Vai ser interessante ver a composição dos grupos na próxima edição da Champions.

Antes, os potes eram definidos pelo ranking europeu dos clubes. Se nada mudasse nas regras da próxima época, Real Madrid, Barcelona, Bayern, Chelsea, Benfica, Atlético Madrid, Manchester United e Schalke 04 iriam integrar o Pote 1. Isto caso garantissem a qualificação para a competição, naturalmente.

Os países com os sete campeonatos melhor cotados para a UEFA são Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR