A empresa norte-americana Apple está a enfrentar um processo por não ter dito aos seus utilizadores a quantidade de memória necessária para instalar o sistema operativo principal. Em causa está a ideia de publicidade enganosa.

A queixa legal gira em torno do iOS 8 e da quantidade de memória que este ocupa nos dispositivos da marca — em particular nos iPhones de 8 e 16 GB, iPads e iPods — e que não foi devidamente publicitada. O processo foi entregue no tribunal distrital de São Francisco, no estado da Califórnia, por dois residentes de Miami, Paul Orshan e Christopher Endara. Os queixosos alegam que o iOS 8 pode ocupar até 23,1% de memória. Ambos adquiriram iPhones e iPads com 16GB no ano passado e, após a atualização, depararam-se com muito menos espaço disponível do que suposto, acrescenta o Guardian.

A atualização de software, do iOS 7 para o 8, pode fazer com que se perca 1,3 gigabytes no processo, segundo consta nos papéis de apoio à ação legal, escreve a BBC. A quantidade de memória que o iOS 8 exige pode fazer com que os utilizadores fiquem sem espaço para os restantes dados, o que pode levá-los a ter de subscrever um dos planos iCloud, o serviço de armazenamento online da empresa, ou a ter de apagar conteúdo próprio.

O processo ambiciona arrecadar 5 milhões de dólares (mais de 4 milhões de euros) a favor de quem usa os dispositivos da Apple e enfrenta a alegada diminuição de espaço. Até ao momento não houve qualquer declaração oficial da empresa fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

A multinacional enfrentou queixas similares no passado, incluindo uma de 2012 proveniente do Canadá. Esta alegava que a Apple havia deturpado a informação face à quantidade de armazenamento disponível para os utilizadores do iPod. Não obstante, a empresa dominou as prendas deste Natal: foi responsável por 51,3% de todos os novos dispositivos móveis ativados no mundo, entre 19 e 25 de dezembro, segundo o relatório anual da empresa Flurry. Em termos gerais, o iPhone 6 foi o dispositivo mais ativado, seguido do iPhone 6 Plus.