Dark Mode 196kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O foguetão Falcon 9 embateu na "jangada". Veja aqui as imagens

Este artigo tem mais de 5 anos

O objetivo era fazer aterrar o foguetão numa plataforma flutuante. A manobra não correu como planeado e as imagens foram divulgadas hoje, pela própria SpaceX.

No passado sábado dia 10 noticiámos o lançamento do Falcon 9 da SpaceX, que impulsionou a cápsula Dragon com mantimentos e equipamento para a Estação Espacial Internacional. A operação contratada pela NASA à empresa estava programada, mas esta missão tinha um extra: pela primeira vez, ia ser tentada a aterragem do Falcon 9 (o foguetão propulsor) numa plataforma flutuante, uma espécie de “jangada” posicionada no Oceano Atlântico.

Elon Musk, o dono da SpaceX e um grande impulsionador da exploração espacial, revelou na conta do Twitter que a aterragem não correu inteiramente como previsto, ou seja, que o foguetão embateu com demasiada força na plataforma e acabou por se perder no mar. As imagens só hoje foram reveladas:

Elon Musk está entre os empreendedores e cientistas que defende que a recuperação dos elementos propulsores é a única maneira de tornar economicamente viável a exploração espacial. Fazer aterrar um foguetão (na vertical) num espaço tão pequeno como uma embarcação é um grande desafio de engenharia, pelo que este falhanço foi, ao mesmo tempo, considerado um sucesso.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.