Depois de o Porto ter sido eleito o melhor destino europeu em 2014, Portugal volta a marcar presença na lista de cidades candidatas à sexta edição dos European Best Destinations, com Lisboa a representar o país. A capital está desde o dia 20 de janeiro a votos e vai fazer frente a 19 destinos concorrentes — como Barcelona, Istambul, Paris, Zagreb e Viena –, os quais vão lutar entre si para conseguir o tão cobiçado título.

Recorde-se que Lisboa, referida no site do projeto como uma “cidade iluminada” e um “espelho de mil cores”, já antes se sagrou vencedora. Aconteceu logo na primeira edição do evento, em 2010, com o Porto a ganhar o rótulo de excelência em 2012 e em 2014. Por esse motivo, a Invicta não pode concorrer nesta edição — mandam as regras que o vencedor do ano anterior não é elegível para o concurso seguinte.

Além da mais-valia turística associada à distinção, o vencedor da competição ficará autorizado a usar o título “Melhor Destino Europeu”, bem como o logo, em todo o tipo de comunicações. Também os parceiros, quer privados quer públicos, terão as mesmas regalias em relação ao logo.

Os prémios são promovidos pela European Consumers Choice, uma organização sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, que tem como intenção promover o turismo e a cultura no velho continente. A votação online termina a 10 de fevereiro e só é contabilizado um voto por pessoa (não é necessário qualquer registo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As 20 cidades que estão em competição:

– Amesterdão;

– Atenas;

– Barcelona;

– Berlim;

– Bordéus;

– Bruxelas;

– Istambul;

– Innsbruck;

– Lisboa;

– Liubliana;

– Londres;

– Madrid;

– Milão;

– Paris;

– Reiquejavique;

– Riga;

– Roma;

– Valeta;

– Viena;

– Zagreb.