NORTE

“Comer comigo, beber comigo, divertir comigo na Feira do Fumeiro, em Montalegre em janeiro”. Palavras para quê, a Feira do Fumeiro de Montalegre já é um fenómeno nacional. Mas não nos fiquemos pelas músicas usadas para promover o evento, o melhor é viajar até esta vila do concelho de Vila Real e provar as muitas tentações gastronómicas, com destaque para a carne. Até o Coelho vai lá estar, neste caso o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que se comprometeu com uma visita.

Quem estiver em Viana do Castelo vai poder ver A vida trágica de Carlota, filha da engomadeira, esta sexta-feira e sábado, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Os bilhetes para ver esta peça de com Fernando Gomes, a partir da obra “Coisas Espantosas” de Camilo Castelo Branco, custam entre três e dez euros.

20 anos. Já lá vão duas décadas desde que os Blind Zero apareceram no panorama musical português. As celebrações vão ser feitas com a digressão “20 anos em acústico” que arranca ​esta sexta-feira, às 21h30, no Theatro Circo, em Braga (no dia seguinte tocam no Auditório de Lousada​, já esgotado). Bilhetes a 12 euros.

feira do fumeiro montalegre

Até domingo há gastronomia (e músicas divertidas) na Feira do Fumeiro de Montalegre. ©D.R.

Lasers, acid, tecno. É Mike Vath, que vai dar música a quem decidir passar a noite de sexta-feira na discoteca Gare Porto. Os Freshkitos também vão lá estar, ao serviço da dança. A entrada custa 12,50 euros, com a oferta de uma bebida até às três da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Teatro Municipal Rivoli celebra este sábado o seu 83.º aniversário e, para assinalar a data, a Câmara Municipal preparou um programa que inclui espetáculos e conferências entre as 11h00 e a meia-noite, algumas gratuitas. O programa pode ser consultado aqui.

Gisela João já conquistou os portugueses, a chegada aos Coliseus confirma-o mais uma vez. A fadista de Barcelos promete “apresentar músicas diferentes, e não apenas as do álbum” homónimo, saído em 2013. Em palco vai estar a guitarra portuguesa por Ricardo Parreira, a viola de Nelson Aleixo e a viola baixo de Francisco Gaspar. O concerto no Coliseu do Porto está marcado para esta sexta-feira, às 21h30, e Gisela João exige pontualidade. “À hora, antes de começar a cantar, vou pedir para fecharem as portas e não entra mais ninguém”, avisou. O bilhetes custam entre 17,50 e 30 euros.

No Maus Hábitos não vai faltar música, também esta sexta-feira, mas às 22h00. Parece que o Salgado (responsável pelo projeto Stereoboy) faz anos e, para celebrar, há todo um festival de bons músicos portugueses para ver. Só concertos há 13, entre os quais Riding Pânico, Sequin, Sensible Soccers e Quelle Dead Gazelle. A partir da 01h00 começam os DJ sets, com nomes como André Tentugal e Gin Party Soundsystem
responsáveis pelos discos. A entrada custa 12 euros, cantar os parabéns é opcional.

CENTRO

Ainda não é Carnaval em Ovar, mas a cidade vai aquecer com os ritmos quentes do Real Combo Lisbonense. Sábado, às 22h00, na Praça da República, o público pode assistir gratuitamente a “Saudade de Você”, uma viagem musical de mais de hora e meia, com mais de 20 músicas, entre sambas, marchas e outros ritmos tropicais, para recordar ou descobrir Carmen Miranda.

Entre o concertos que tem dado (e vai dar) na Europa, Luísa Sobral leva aos palcos do centro do país as canções do mais recente Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa, disco editado em novembro, repleto de episódios da infância na cantora. Na sexta-feira, Luísa Sobral sobe ao palco do Teatro Aveirense, em Aveiro, e sábado canta no Teatro Virgínia, em Torres Novas.

China, país mais populoso do mundo. 1,3 mil milhões de habitantes, os tais 1,3 Billion que dão nome à exposição de fotografia que João Ferreira inaugura este sábado, às 17h00. As 34 fotos a preto e branco retratam o dia-a-dia do gigante asiático, as dicotomias entre a tradição e a modernidade. Com entrada gratuita, esta exposição poderá ser visitada de terça a quinta das 14h00 às 24h00, sexta e sábado das 14h00 às 02h00 e aos domingos das 14h00 às 24h00, na Galeria do Teatro-Cine de Pombal.

SUL

Amélia com versos de Amália. Assim se chama o álbum que a cantora e compositora Amélia Muge leva esta sexta-feira, às 21h30, ao grande auditório da Culturgest, em Lisboa, todo ele com versos de Amália Rodrigues, direção musical, arranjos e composição de José Mário Branco. Assistir ao concerto custa 18 euros, ou cinco euros para menores de 30 anos.

Era uma vez um inglês, um espanhol, uma francesa e um português. Assim começou, não uma anedota, mas uma banda chamada Cristobal and the Sea, que este sábado viaja do Reino Unido até ao Musicbox, em Lisboa. O concerto serve para o guitarrista João Seixas mostrar, no país onde nasceu, o EP de estreia da banda, Peach Bells. “Tropicalia pop” da boa, nas palavras dos próprios. Para conferir à meia-noite, em troca de 10 euros. Como bónus ainda há DJ set de Mount Kimbie e Gala Drop.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de volta a Lisboa e, com ela, uma seleção de filmes recentes da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça. No ano em que passam 70 anos sobre o final da II Guerra Mundial, a programação inclui um ciclo temático com algumas das produções mais conhecidas da DEFA (os estúdios cinematográficos da Alemanha de Leste) sobre o nazismo. Mas há muito mais para ver no Cinema São Jorge, até 30 de janeiro. Os preços dos bilhetes variam entre os três e os quatro euros, sendo que em alguns ciclos e nas sessões familiares a entrada é gratuita mediante marcação prévia.

Ainda no cinema e a propósito dos 70 anos desde o final da II Guerra Mundial, acabam de estrear, no Cinema Ideal, em Lisboa, três documentários obrigatórios: “O Homem Decente”, “O Último dos Injustos” e “A Noite Cairá”, este último com imagens mantidas em segredo durante 70 anos, trabalhadas em 1945 por Sidney Bernstein em colaboração com Alfred Hitchcock. No domingo, às 18h30, haverá também um debate sobre o tema, com entrada livre.

E porque tanta atividade cultural dá fome, abriu em dezembro, no Príncipe Real, a primeira Cevicheria de Lisboa. O projeto do chef Kiko Martins está a fazer sucesso graças a estes pratos de peixe de inspiração peruana e, esta semana, a Cevicheria anunciou que agora também abre ao almoço. A ver se fica mais fácil conseguir uma mesa para provar estes sabores (e ver de perto o polvo gigante pendurado no teto).

Alain Platel regressa a Teatro Maria Matos, em Lisboa, com a conceituada companhia belga les ballets C, esta sexta-feira, sábado e domingo. O motivo para o regresso chama-se “tauberbach”, cuja inspiração vem do trabalhos de outros dois artistas, o documentário “Estamira”, de Marco Prado, e Tauber Bach, parte de um projeto do artista polaco Arthur Zmijewski em que um coro de crianças surdas cantam Bach. O resultado é um espetáculo com seis artistas em palco, um deles o português Romeu Runa, entre a dança e o teatro, cujo cenário é a lixeira que Estamira defende com dignidade. Os bilhetes custam entre nove e 18 euros (menores de 30 anos pagam cinco euros).

Rodrigo Leão tem encontro marcado com os fãs no Teatro das Figuras, em Faro, este sábado à noite. O músico e compositor vai estar acompanhado pelo seu ensemble composto por Viviena Tupikova e Denys Stetsenko (violino), Bruno Silva (viola), Carlos “Tony” Gomes (violoncelo) e ainda por Selma Uamusse na voz. Bilhetes entre os 20 e os 25 euros.