Os portugueses encaminharam para reciclagem uma quantidade recorde de embalagens em 2014, atingindo 419 mil toneladas, mais 9% do que no ano anterior, destacando-se a subida do plástico, anunciou esta quarta-feira a Sociedade Ponto Verde.

“Este é o valor mais elevado desde que a Sociedade Ponto Verde foi criada para a gestão de resíduos de embalagens, em 1996”, salienta uma informação da entidade gestora, apontando que a quantidade total do peso do lixo urbano de embalagens desviado de aterro equivale a mais de 100 mil elefantes.

No fluxo urbano, de origem doméstica, do pequeno comércio e do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), a Sociedade Ponto Verde (SPV) salienta o crescimento do plástico, com mais 24% que em 2013, atingindo 87 mil toneladas, enquanto a recolha de papel e cartão aumentou 16,5%, para 127 mil toneladas, e da madeira cresceu 30%, para quatro mil toneladas.

A SPV avança que, por exemplo, a quantidade de madeira enviada para reciclagem permite evitar o abate de 160 mil árvores, e o papel recolhido é suficiente para embrulhar mais de 4.500 edifícios como a Torre de Belém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto às embalagens de origem industrial e comercial, foram para reciclagem 311,6 mil toneladas, uma quantidade semelhante àquela registada em 2013.

Assim, no total, a SPV direcionou para reciclagem 730 mil toneladas de embalagens utilizadas, mais 5% do que no ano anterior.

“Estes números recorde são o resultado do empenho da SPV no cumprimento das suas obrigações legais”, refere o diretor geral da SPV, Luís Veiga Martins, citado no comunicado hoje divulgado.

Apesar da crise económica, a SPV “acredita que nos próximos anos a taxa de reciclagem de resíduos de embalagens deverá continuará a aumentar em Portugal”, no sentido do cumprimento das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos.

“Para tal, há que salvaguardar que futuras decisões e opções estratégicas são devidamente ponderadas, não colocando em causa todo o investimento realizado até hoje e, acima de tudo, os resultados alcançados”, salienta a SPV.

Está a decorrer há algum tempo o processo de atribuição de licenças para esta área, havendo outra candidata, além da SPV.

Entre as ações de sensibilização para a necessidade de reduzir e reciclar o lixo, a Missão Reciclar já percorreu 140 localidades de 15 distritos de Portugal continental e distribuiu mais de 205 mil ‘ecobags’, três sacos reutilizáveis com as cores dos ecopontos destinados à separação de embalagens domésticas usadas.

Segundo aquela entidade gestora, as empresas aderentes ao sistema ponto verde financiaram a recolha e triagem dos resíduos de embalagem em 600 milhões de euros, investiram 50 milhões de euros em comunicação e pagaram mais de 20 milhões de euros para que alguns materiais fossem reciclados.

Desde a sua criação em 1996, a SPV já encaminhou para reciclagem mais de 6,8 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de três ponte como a Vasco da Gama.