Educação

Alunos, pais e professores concentrados à porta do Conservatório desde as 07h30

Alunos e professores da Escola de Música do Conservatório Nacional começaram a concentrar-se, a partir das 07h30, à porta daquele estabelecimento de ensino para exigir obras urgentes.

© Hugo Amaral/Observador

“Estamos aqui mais de uma centena de pessoas que, à semelhança do dia de ontem [quarta-feira], exigem a intervenção necessária à segurança de alunos e professores, num edifício com problemas de degradação há vários anos”, disse à Lusa Elsa Maurício Childs.

A presidente da Associação de Pais contou que as portas do Conservatório estão abertas, mas os alunos não estão a entrar. “Os alunos estão sentados à porta da escola e vão agora de manhã reunir para decidir a melhor forma de continuar o protesto. Depois, ao meio-dia, vamos ‘dar um abraço’ ao Conservatório e, à tarde, vamos seguir para o parlamento para sermos recebidos às 14h30 por uma delegação de deputados do BE, PEV e PCP”, disse. Elsa Maurício Childs disse ainda estar a aguardar com expectativa a reunião de hoje de manhã entre a direção da escola e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

Também a diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), Ana Mafalda Pernão, disse esperar que a tutela consiga arranjar uma solução para o problema durante a reunião marcada para a manhã de hoje. “Aguardo com expectativa o resultado da reunião. É preciso arranjar uma solução para este problema, que põe em risco alunos e professores todos os dias”, disse.

A Escola de Música do Conservatório Nacional foi fechada na quarta-feira a cadeado pelos alunos, que querem ver resolvidas as questões de segurança no edifício. Uma vistoria da Câmara Municipal de Lisboa ao edifício obrigou, na segunda-feira, por questões de segurança, ao encerramento de dez salas, o que fez com que os alunos ficassem sem algumas aulas.

A escola foi reaberta por dois elementos da Polícia de Segurança Publica, pelas 09:45, sob forte protesto dos alunos, que fecharam as portas a cadeado durante a noite. Representantes de pais, alunos e do conselho geral da escola decidiram, na terça-feira, formar uma comissão que tem como principal objetivo “conseguir chegar à fala” com o Governo, relativamente às obras necessárias no edifício.

A maioria parlamentar chumbou na terça-feira um requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir o ministro da Educação sobre o encerramento de várias salas no Conservatório Nacional, por falta de segurança, alegando que já foi anunciada uma intervenção. Porém, o BE mantém que é necessário Nuno Crato ir ao parlamento explicar como vai processar-se a intervenção, durante quanto tempo e como serão asseguradas as aulas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

Petróleo

João Pires da Cruz
281

Hoje não há recurso mais escasso que cabeças com raciocínio matemático. O petróleo, esse, bem ou mal, brota do chão em vários cantos do mundo. Mas pessoas que saibam pensar de forma abstrata, não.

Eutanásia

A morte não vencerá

Tiago Macieirinha

Sob a desculpa da compreensão pelos que sofrem, os projetos de lei que se apresentam no Parlamento significam antes a desistência em relação a eles. 

passeio aleatório

O meu vizinho Philip Roth /premium

Nuno Crato

Morreu um dos maiores romancistas das últimas décadas. A emigração portuguesa em Newark conhece bem o ambiente dos seus romances. Mas talvez o sentido de tolerância nos leve bem mais perto do escritor

Eutanásia

Eutanásia: porque não /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Em todos os países em que se pratica a eutanásia, é origem e causa de irremediáveis abusos contra a vida e a dignidade humana.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)