Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real são os mais afetados por incêndios, encontrando-se ativos oito, com o de Vila Nova de Cerveira, que deflagrou sábado, a ser combatido por cerca de 300 bombeiros.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), divulgado às 07h45, estão neste momento em curso oito “ocorrências significativas”, ou seja, incêndios que duram há mais de 3 horas e que contam com mais de 15 bombeiros para combater as chamas.

A ocorrência mais preocupante é o incêndio florestal que deflagrou sábado em Vila Nova de Cerveira é aquele que envolve mais meios, com 286 operacionais, apoiados por 95 meios terrestres.

O incêndio que deflagrou na freguesia de Candemil e Gondar, que teve início pelas 11h16 de sábado, mantém três frentes ativas em zona de floresta.

O incêndio que lavrava desde domingo numa zona de mato da freguesia de Chamoim e Vilar, no concelho de Terras de Bouro (Braga) já está dominado, estando outros oito em curso, indicou a ANPC.

Já o fogo, em zona de mato, que deflagrou na no domingo à tarde, na freguesia de Tourém, Parque Nacional da Peneda do Gerês, Montalegre, distrito de Vila Real, tem agora uma frente ativa, mas reforçou os meios, estando a ser combatido por 75 operacionais, apoiados por 20 meios terrestres.

No concelho de Monção, Viana do Castelo, estão 141 operacionais a combater um incêndio que começou no sábado, apoiados por 46 meios terrestres, e que conta atualmente com duas frentes ativas, desde a última atualização no ‘site’ da ANPC, das 7h45.

Por seu turno, o combate ao incêndio que lavra na freguesia de Balança, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, que teve início pelas 10h10 de domingo, tem agora 82 homens a combater as duas frentes que se mantêm ativas, apoiados por 29 meios aéreos.

Também com duas frentes ativas encontra-se o incêndio da freguesia de Poiares, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, que teve inicio também domingo, com o alerta a ser dado pelas 12h52.

O incendio em área de mato está a ser combatido por 55 operacionais, apoiado por 16 meios terrestres.

Os dados sobre os incêndios foram atualizados pelas 7h45 no ‘site’ da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que dá conta de oito incêndios em curso, embora só estejam na página os detalhes das ocorrências mais significativas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.