Bidhya Devi Bhandari foi eleita Presidente da República pelo parlamento nepalês com 327 votos a favor e 214 contra. A votação ocorreu na quarta-feira, na sequência da eleição de Khadga Prasad Oli, que foi eleito primeiro-ministro no início de outubro.

É a primeira vez na história do Nepal que o lugar de chefe de estado é ocupado por uma mulher. Mas quem é Bidhya Devi Bhandari? Aqui ficam seis coisas para saber mais sobre ela.

1. Tem 54 anos e um passado como militante e ativista. Destacou-se em 2006 como uma das figuras centrais das manifestações contra o rei Gyanendra. Como resultado dos protestos, o monarca re-estabeleceu o parlamento nepalês, no mesmo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. É a segunda a ocupar o cargo de Presidente do Nepal após a abolição da monarquia. Sucede a Ram Baran Yadav eleito em 2008.

3. Apesar de relativamente desconhecida no Ocidente, a recém-eleita presidente tem um longo currículo político no Nepal. Foi Ministra da Defesa entre maio 2009 e fevereiro de 2011, no governo de Madhav Kumar Nepal.

4.  É ativista pelos direitos das mulheres e promoveu a instituição de quotas na nova constituição do Nepal, que institui que um terço dos candidatos ao governo do Nepal sejam mulheres. Em janeiro de 2014, 30 por cento dos lugares da Assembleia Constituinte do Nepal foram ocupados por mulheres, escreve o Mashable citando o National Democratic Institute.

5. É vice-presidente do Partido Comunista (Unificado Marxista-Leninista) do Nepal.

6. Foi casada com Madan Bhandari, um político e líder comunista nepalês, que morreu num acidente automóvel em 1993 em circunstâncias ainda por esclarecer, refere o Guardian.