Em atualização

Foi registado um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, pelas 16h16 (10h46, hora de Lisboa), no noroeste do Nepal. Na passada sexta-feira, tinha sido registado um outro sismo, de magnitude 5,6, pelas 18h02 (hora de Lisboa), de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).

Os sismos dos últimos dias levaram o Presidente do Nepal, Ramchandra Paudel, a cancelar a visita de 10 dias à Europa. O Presidente deveria participar no Fórum de Paz em Paris e, depois, visitar a Alemanha e Itália.

Sismo de magnitude 6,4 no Nepal faz pelo menos 150 mortos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sismo está localizado numa zona próximo do sismo de sexta-feira que provocou mais de 150 mortos e outros tantos feridos. Até ao momento (14h40 de Lisboa), há registo de três feridos ligeiros e deslizamento de terras que bloquearam estradas, noticiou o Hindustan Times.

O sismo desta segunda-feira foi sentido na região de Deli, na Índia, reportou o The Indian Express. Já foi registada, pelo menos, uma réplica com menor magnitude.

O hipocentro, local de onde se originaram as ondas sísmicas, do sismo desta segunda-feira está localizado entre 10 a 14 quilómetros de profundidade — a informação ainda varia entre os centros sísmicos que estão a validar a ocorrência. O de sexta-feira estava a 10 quilómetros de profundidade. Ambos muito próximos da superfície.

O epicentro, local à superfície imediatamente acima do hipocentro, encontra-se a 47 quilómetros nordeste de Dailekh, no Nepal, e 160 quilómetros a norte de Bahraigh, na Índia, esta segunda-feira — dados que serão atualizados ao longo das próximas horas —, de acordo com o (CSEM).

Atualizado às 14h40 com o número de feridos.