Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Este domingo, foi captada uma tromba de água (ou tornado no mar) na praia da Cova do Vapor, na Costa de Caparica. O fenómeno marítimo foi captado em fotografias e vídeos – abaixo, poderá ver a tromba marinha que afetou a região.

Ao Observador, a meteorologista e técnica do Instituto Português do Mar e da Atsmofera (IPMA), Sandra Correia, afirma que o Instituto ainda não conseguiu confirmar a ocorrência do fenómeno – algo que será feito posteriormente, através das imagens de satélite.

A meteorologista, porém, confirmou que “existiam condições favoráveis à ocorrência do fenómeno” – algo que já havia adiantado à TVI, ao dizer que o fenómeno “é plausível dada a situação meteorológica”, e que este pode ter ocorrido “ao início da tarde de domingo”.

Não há relatos de que a tromba de água tenha chegado a terra, e consequentemente que tenha provocado vítimas ou danos materiais.

Esta segunda-feira tem sido registada uma forte precipitação em várias zonas do país, sendo Setúbal a região mais afetada. Um vídeo partilhado durante o dia mostra a precipitação que afetou a zona de Palmela, e que causou várias inundações nas redondezas – há já relatos de mais de uma dezena de pedidos de ajuda a moradores do distrito, que têm tido infiltrações nas suas casas. As inundações na região também são visíveis no vídeo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR