Este domingo, foi captada uma tromba de água (ou tornado no mar) na praia da Cova do Vapor, na Costa de Caparica. O fenómeno marítimo foi captado em fotografias e vídeos – abaixo, poderá ver a tromba marinha que afetou a região.

Ao Observador, a meteorologista e técnica do Instituto Português do Mar e da Atsmofera (IPMA), Sandra Correia, afirma que o Instituto ainda não conseguiu confirmar a ocorrência do fenómeno – algo que será feito posteriormente, através das imagens de satélite.

A meteorologista, porém, confirmou que “existiam condições favoráveis à ocorrência do fenómeno” – algo que já havia adiantado à TVI, ao dizer que o fenómeno “é plausível dada a situação meteorológica”, e que este pode ter ocorrido “ao início da tarde de domingo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não há relatos de que a tromba de água tenha chegado a terra, e consequentemente que tenha provocado vítimas ou danos materiais.

Esta segunda-feira tem sido registada uma forte precipitação em várias zonas do país, sendo Setúbal a região mais afetada. Um vídeo partilhado durante o dia mostra a precipitação que afetou a zona de Palmela, e que causou várias inundações nas redondezas – há já relatos de mais de uma dezena de pedidos de ajuda a moradores do distrito, que têm tido infiltrações nas suas casas. As inundações na região também são visíveis no vídeo.