As exportações aumentaram 1,1% e as importações diminuíram 1,2% no trimestre terminado em novembro, face ao período homólogo, o que se refletiu num recuo do défice da balança comercial para 2.529 milhões de euros, divulga o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a diminuição de 326,3 milhões de euros do défice, em relação ao período homólogo, traduziu-se num aumento da taxa de cobertura para 83,7% (+1,9 pontos percentuais em termos homólogos).

Em termos das variações homólogas mensais, em novembro de 2015 as exportações de bens cresceram 4,5% em resultado da evolução registada no comércio intra-UE (União Europeia) e as importações aumentaram 1,2%, em ambos os casos devido à evolução registada no comércio intra-UE (União Europeia).

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em novembro as exportações aumentaram 7,7% e as importações subiram 4,5% (respetivamente -0,5% e +1,2% em outubro de 2015).

Já no que se refere às variações face ao mês anterior, em novembro de 2015 as exportações diminuíram 4,8%, principalmente devido ao comércio extra-UE, enquanto as importações decresceram 5,5%, em resultado sobretudo da evolução das importações intra-UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR