790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

iPhone. Do primeiro ao mais recente, o que mudou?

Este artigo tem mais de 5 anos

As vendas do iPhone quase estagnaram nos últimos três meses do ano passado. A culpa será das poucas novidades. Por isso, fomos ver o que mudou: comparámos o iPhone 6S com o primeiro de todos.

i

ANDREW ROSS/AFP/Getty Images | Josh Edelson/AFP/Getty Images

ANDREW ROSS/AFP/Getty Images | Josh Edelson/AFP/Getty Images

O iPhone está a vender pouco. Nos últimos três meses de 2015, as vendas do telemóvel da Apple quase estagnaram, crescendo apenas 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado. É o ritmo menos acelerado desde o lançamento do primeiro modelo, há quase nove anos. A Apple desvaloriza. Ao Wall Street Journal, Tim Cook, diretor executivo, diz estar otimista. Mas como explicar esta desaceleração?

Em setembro do ano passado, a Apple lançou o iPhone 6S e 6S Plus, a evolução do iPhone 6 e 6 Plus apresentados um ano antes, em 2014. Mas, de um modelo para o outro, pouca coisa terá mudado. E o que mudou não terá sido suficiente para levar os fãs a fazerem um novo investimento — isto é, a comprarem o último modelo.

Recordemos as principais mudanças: a câmara principal foi melhorada (passou de oito para 12 megapíxeis); a câmara frontal idem (passou de 1.2 para cinco megapíxeis); foi introduzida a tecnologia 3D Touch, que abre um leque de novas funcionalidades relacionadas com o ecrã tátil; e, por fim, um novo processador, teoricamente 70% mais rápido que o do modelo anterior. Mudanças pouco expressivas, por sinal — e enquanto o cerco se aperta para a Apple, já se apontam novidades para março: um novo (e inesperado) iPhone, mais pequeno e barato (para já, não há confirmação oficial).

Ainda assim, basta olhar para o passado para perceber que a euforia em torno dos novos telemóveis da Apple já terá tido melhores dias. Por exemplo, antes mesmo de chegar ao mercado — antes até de se saber o que era um iPhone –, o primeiro iPhone já dava que falar. Foram cerca de dois anos de rumores que, de resto, sempre estiveram associados à história da marca. A 9 de janeiro de 2007, a Apple fazia ponto final, parágrafo: passavam 41 minutos das nove da manhã quando Steve Jobs, diretor da empresa à altura, desvendava o aparelho que iria “reinventar o telemóvel”. Surgia assim o iPhone original. Mas do primeiro ao mais recente, o que terá mudado? Muita coisa. Vejamos:

iPhone (original) iPhone 6S
Lançamento Janeiro de 2007 Setembro de 2015
Ecrã 3.5 polegadas 4.7 polegadas
Dimensões  115 por 61 mm | 11,6 mm de espessura 138,3 por 67,1 mm | 7,1 mm de espessura
Peso 135 g 143 g
Câmaras Principal: 2 megapíxeis | Frontal: Não tem Principal: 12 megapíxeis | Frontal: 8 megapíxeis
Armazenamento Versões de 4, 8 ou 16 GB Versões de 16, 64 ou 128 GB
Memória RAM Não especificado 2 GB
Sensores  Acelerómetro e Sensor de Proximidade  Acelerómetro, Sensor de Proximidade, Sensor de Impressões Digitais, Giroscópio, Bússola, Barómetro
Bateria  Em chamada: até 8 horas Em chamada: até 14 horas
Preços
 Entre 499 e 599 dólares (preço de lançamento nos EUA), 399 e 499 euros (na Alemanha)  Entre 759 e 979 euros (preços da loja da Apple)
Os preços apresentados são os oficiais. Podem, contudo, variar consoante o modelo, a loja e eventuais promoções.

Quando o primeiro iPhone apareceu, a notícia foi encarada com algum entusiasmo pela generalidade dos média — embora o aparelho só viesse a ser comercializado a 29 de junho. Afinal, não era todos os dias que se via nascer “um telemóvel que toca [música do] iTunes e navega na Web”, que permitia “descobrir onde fica a Starbucks mais próxima” e que até fazia chamadas. Havia mais: tinha uma câmara (exclusivamente) fotográfica de dois megapíxeis, um teclado virtual, sensor de proximidade e acelerómetro, ecrã multitouch protegido com Gorilla Glass, vibração e, claro, Wi-Fi e rede móvel EDGE.

Tudo junto, o iPhone era o primeiro telemóvel “xpto” que todos queriam ter — mas que nem todos podiam, efetivamente, ter: custava entre 499 e 599 dólares (preço de lançamento nos Estados Unidos, com exclusividade para a operadora AT&T), uma gama pouco acessível a algumas carteiras. Mesmo assim bastaram 74 dias para ultrapassar a barreira do milhão de iPhones vendidos. Para a Apple, este era um motivo de orgulho, devidamente assinalado pelo diretor. “O iPod demorou quase dois anos a alcançar a mesma marca”, terá dito Steve Jobs. Atualmente, os preços do iPhone (6S e 6S Plus) estão ainda mais altos: por cá, o telemóvel da Apple (iPhone 6S) custa entre 759 e 979 euros, consoante a versão escolhida (preços da loja da Apple).

Hoje, por onde andará o primeiro iPhone de todos? Uma pesquisa no eBay revela dezenas deles a serem vendidos como autênticas peças de museu. Há quem peça 340 euros para se desfazer dele. Porém, a outros basta-lhes 30 ou 40 euros.

Editado por Filomena Martins 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora