A vitória de Donald Trump nas primárias da Carolina do Sul está ser vista como um ponto de viragem na corrida presidencial americana que pode levar o milionário polémico à nomeação pelo Partido Republicano, depois da desistência de Jeb Bush.

Apenas 13 segundos depois do fecho das urnas, e com 1% dos votos contados, a Associated Press declarou que Donald Trump voltou a ganhar. Já com 99% dos votos apurados, Trump conseguiu uma vitória folgada com 32,5% dos votos. Marco Rubio ficou em segundo lugar com 22,5% e Ted Cruz, o governador do Texas, em terceiro com 22,3%. A eleição neste estado americano marcou já a desistência de Jeb Bush, que ficou em quarto ligar com apenas 7,8%, levando o irmão de George W. Bush a anunciar que saia da corrida.

No seu discurso de vitória, Donald Trump mostrou estar confiante em relação às próximas primárias: “Vamos para o Nevada – eu estou à frente entre os hispânicos! Estou à frente em todas as sondagens feitas entre hispânicos. Eles adoram-me e eu adoro-os”.

Os resultados na Carolina do Sul deram ainda um novo alento ao senador da Florida que quase tinha sido dado como afastado depois do mau resultado nas primárias de New Hampshire. “Depois desta noite esta passou a ser uma corrida entre três pessoas e nós vamos ganhar a nomeação”, afirmou Marco Rubio aos seus apoiantes. “A mensagem é muito clara. Este país está pronto para uma nova geração de líderes conservadores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já a Jeb Bush, nem o peso da família mais presidencial da América, nem os impressionantes 150 milhões de dólares angariados pela sua campanha, lhe valeram um lugar nas primárias do Partido Republicano. Filho de presidente, irmão de presidente, o antigo governador da Florida foi forçado a desistir depois de mais um resultado dececionante. O candidato teve apenas 7,8%, quase a mesma votação do que o governador do Ohio, John Kasic (7,6%) e o neurocirugião reformado, Ben Carson.

“O povo do Iowa, do New Hampshire e da Carolina do Sul falaram e hoje suspendo a minha campanha. (…) Acredito firmemente que o povo americano deve confiar o seu governo a alguém que compreenda que quem tem esse poder deve usar para servir e não para mandar”

DETROIT, MI - FEBRUARY 4: Former Florida Governor Jeb Bush waits to speak at the Detroit Economic Club February 4, 2015 in Detroit, Michigan. Bush, the son of former republican President George H.W. Bush and the brother of former republican President George W. Bush, is considering becoming a republican candidate for the 2016 presidential election. (Photo by Bill Pugliano/Getty Images)

Jeb Bush suspendeu a sua campanha depois de vários resultados decepcionantes

Durante o seu discurso, Jeb agradeceu à mãe, a antiga primeira dama Barbara Bush; ao irmão, o antigo Presidente George W. Bush; e ao pai, o também antigo Presidente George H. W. Bush. Jeb será o único a não viver na Casa Branca. Barbara Bush tinha previsto este resultado. Segundo o New York Times, antes de Jeb anunciar a sua candidatura a mãe afirmara: “Já tivemos Bushes suficientes”.