O candidato às primárias do Partido Democrata Bernie Sanders foi surpreendido por um pássaro enquanto discursava num comício em Portland, no estado do Oregon. A ave de pequeno porte aterrou no palanque onde o senador de 74 anos do Vermont discursava, atraindo a atenção da maioria dos presentes. Mas foi quando o pássaro aterrou no púlpito de Sanders, mesmo junto ao microfone, que a público irrompeu num aplauso.

“Acho que talvez haja aqui algum simbolismo. Eu sei que não é parecido, mas este pássaro é na verdade uma pomba branca a pedir-nos paz no mundo” disse Bernie Sanders, perante o pássaro que entretanto já mereceu a alcunha de “Birdie Sanders”.

Esta não é a primeira vez que um palco de um candidato nestas eleições primárias é invadido, desde que se iniciaram as campanhas para os candidatos à Casa Branca por parte dos democratas e dos republicanos. Houve pelo menos outra ocasião, desta vez com Donald Trump. Só que, em vez de um pássaro, era mesmo um homem que tentava subir ao palco do homem que está à frente nas primárias dos republicanos. O incidente aconteceu depois de Trump ter cancelado um comício em Chicago, no seguimento de confrontos entre apoiantes do milionário nova-iorquino e de manifestantes anti-Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas o ‘passarinho’ mais famoso foi mesmo o de Nicolás Maduro, o presidente da Venezuela. Após substituir Hugo Chávez no cargo, Maduro disse que o ex-presidente (que morreu de cancro) disse que o ex-presidente lhe apareceu na forma de ave. (Mas ave imaginária, porque nunca vista)