Um jovem de 17 anos morreu depois de ter sido projetado de um carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos, confirmou o Observador junto de fonte dos Bombeiros de Leixões.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o alerta foi dado às 16h33. Depois do acidente, o jovem entrou em paragem cardiorrespiratória e foi transporto para o hospital Pedro Hispano. Acabaria por não resistir aos ferimentos. “O óbito já foi confirmado”, adiantou fonte dos Bombeiros de Leixões ao Observador.

Inicialmente, os bombeiros pensaram que uma cadeira do carrossel se tinha soltado, provocando a queda. Mas essa tese foi afastada e neste momento ainda não é claro qual foi o motivo do acidente.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos com os pelouros da Cultura e Turismo, Fernando Rocha estão no local.

Entretanto, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Ancima – Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos já emitiram um comunicado onde “lamentam profundamente” a morte do jovem e garantem que já estão a ser tomadas todas as providências para garantir o apuramento das causas” do acidente. Mais informam que “o equipamento onde ocorreu o acidente” já foi objeto “de uma peritagem por parte da Divisão de Investigação Criminal da PSP”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A terminar, autarquia e associação garantem que “todos os equipamentos de diversão mecânica instalados na romaria do Senhor de Matosinhos estão devidamente licenciados pelas autoridades competentes”.

Esta não é a primeira vez que a festa do Senhor de Matosinhos fica marcada por um acidente deste género. Em maio de 2009, duas pessoas ficaram gravemente feridas quando a cadeira onde seguiam se soltou, quando se movimentava a mais de 100 km/h. Nesse acidente, outras seis pessoas ficaram com ferimentos ligeiros depois de terem sido atingidas por peças soltas do carrossel. O Ministério Público acabou por arquivar o inquérito e decidiu que ninguém ia a julgamento.

* Artigo atualizado às 19h41 com o comunicado da Câmara Municipal de Matosinhos e da Ancima