Líderes das principais empresas britânicas incitaram esta quarta-feira os cidadãos britânicos a votarem esta quinta-feira pela permanência do Reino Unido na União Europeia, em nome do emprego e do comércio.

Numa carta aberta divulgada esta quarta pelo “The Times”, os responsáveis de mais de metade das grandes empresas britânicas cotadas na Bolsa de Londres – 1.250 empresários que, em conjunto, dão emprego a 1,75 milhões de pessoas – argumentam que a opção pelo ‘Brexit’ no referendo desta quinta-feira “prejudicaria” a economia britânica.

Entre as empresas cossignatárias figuram mais de 900 pequenas e médias empresas e 51 grupos incluídos no “Footsie”, o índice principal da bolsa londrina FTSE-100.

“O abandono da União Europeia pelo Reino Unido significaria incerteza para as nossas empresas, menos comércio com a Europa e menos empregos”, argumentam os empresários.

De acordo com os cossignatários, se a opção de saída vencer, terão que ser restabelecidos “a partir do zero” os termos das relações comerciais entre o Reino Unido e os principais mercados.

Além disso, argumentam, “os negócios mais pequenos e as pessoas que estes empregam são particularmente vulneráveis a qualquer choque económico que possa ocorrer”.

A carta foi divulgada no dia seguinte ao ex-presidente da Câmara de Londres Boris Johnson, um dos principais defensores do ‘Brexit’, ter precisamente acusado os líderes empresariais britânicos de estarem alinhados com “uma operação de Downing Street [sede do Governo britânico]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR