Pode ser pelo desejo de evasão, que parece apoderar-se de um cada vez maior número de pessoas. Ou pelo aumento exponencial da penetração dos chamados SUV, inversamente proporcional ao número de modelos verdadeiramente aptos a circular por outros caminhos que não o asfalto. Ou, até, por uma combinação destes e de outros factores. Inequívoco é que as pick-ups voltam a estar na ordem do dia, havendo cada vez mais propostas neste domínio com um grau de sofisticação raramente visto, muitas delas prometendo levar o seu condutor mesmo até aos locais mais inóspitos. Mas com o maior dos confortos.

Neste segmento, há muito que a Isuzu D-Max é uma referência. Ainda assim, nunca a pick-up japonesa tinha conhecido uma derivação tão extrema como a AT35, desenvolvida em conjunto entre a filial inglesa da Isuzu e a Arctic Trucks, empresa islandesa que há um quarto de século se dedica ao desenvolvimento de veículos 4×4 capazes de enfrentar os terrenos mais demolidores e as condições mais exigentes.

Disponível nas versões de cabine dupla e cabine longa, a AT35 tem por base a D-Max, da qual retém o motor 2.5 turbodiesel com 163 cv e 400 Nm, a transmissão e a capacidade de carga (1000 kg) e de reboque (3500 kg). A partir daqui, os especialistas nórdicos operaram uma série de melhoramentos que fazem desta a pick-up mais robusta e competente alguma vez proposta pela Isuzu.

Os amortecedores, por exemplo, são oriundos da Fox Performance, aumentando a mobilidade nos trilhos mais esburacados ou pedregosos, também graças a um aumento da altura de 125 mm face à versão convencional, atingindo 290 mm de distância ao solo. Isto garante, ao mesmo tempo, uma melhoria dos ângulos característicos do modelo, sendo agora o de ataque de 36º, o de saída de 23º, com o ventral a fixar-se nos 32º.

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Os enormes pneus Rotiiva AT, da Nokian, de medida 315/70, especificamente desenvolvidos para o todo-o-terreno, estão montados em jantes de 17”, consideravelmente mais largas do que as que D-Max propõe de série. Para acolher o novo equipamento pneumático, os guarda-lamas foram significativamente alargados, o que ajuda a conferir a esta pick-up uma aparência mais musculada.

A confirmar a filosofia da Arctic Trucks, de que uma verdadeira aventura TT dificilmente se poderá completar sem um guincho e outros elementos afins, a AT35 conta ainda com um sistema de enchimento/esvaziamento automático dos pneus, operado a partir do habitáculo. E para que o modelo se sinta tão à vontade no mais recôndito lugar do planeta, como em qualquer metrópole, o equipamento de série inclui um sofisticado sistema de som, revestimento interior em pele, ar condicionado automático, entre outros mimos.

Em Inglaterra, a AT35 é proposta por 36.500€ na versão de cabine longa com caixa manual de seis velocidades, por 39.500€ na variante de cabine dupla também com transmissão manual, com a versão de cabine dupla e caixa automática de cinco relações a exigir 40.700€. A sua venda fora do Reino Unido não está, para já, prevista, e muito menos em países em que a circulação automóvel se faça pela direita. É pena…