Um jovem de 20 anos foi ontem resgatado pela polícia de Nova Iorque depois de ter usado ventosas para escalar a Trump Tower, o edifício onde mora e trabalha o empresário candidato Republicano à Casa Branca. O homem, que chegou até ao 21º andar do edifício, garantiu que só queria “encontrar-se com Trump pessoalmente”.

O homem usou um arnês e cinco copos de sucção e terá começado a subir no 5º andar, que é acessível ao público. Veja as fotos do sucedido na fotogaleria abaixo.

9 fotos

A polícia explicou que a opção foi não intervir de imediato e tentar estabelecer diálogo com o jovem, ao mesmo tempo que foram colocados colchões de ar na chão para amortizar uma eventual queda. No entanto, a polícia não conseguiu demovê-lo, pelo que foi aberta uma janela e o homem foi capturado quando passou por aquela parte do edifício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem “não expressou em momento algum a intenção de ferir quem quer que fosse”, segundo um porta-voz da polícia. “O seu único desejo era falar com o senhor Trump”, acrescentou.

O que, possivelmente, o homem não sabia é que Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Casa Branca nas eleições de novembro, não estava em Nova Iorque na quarta-feira. A identidade do jovem não foi divulgada. Depois de retirado do edifício, foi internado para ser submetido a exames médicos.

Contudo, surgiu um vídeo no youtube cuja autenticidade não está confirmada e onde aparece um jovem a explicar porque subiu (porque iria subir, na verdade, porque o vídeo terá sido gravado antes) e a pedir o voto em Donald Trump.

A Trump Tower tem mais de 200 metros de altura e 68 andares. Donald Trump vive nos últimos andares do edifício, localizado na 5.ª Avenida de Nova Iorque, e que é também a sede das suas empresas e, agora, também o centro da sua campanha presidencial.

Trump diz que Obama é “o fundador” do Estado Islâmico

O candidato à Casa Branca Donald Trump disse na quarta-feira que o Presidente norte-americano, Barack Obama, é “o fundador” do grupo terrorista Estado Islâmico. Trump criticou a resposta de Obama ao terrorismo internacional e considerou que o Presidente é “o fundador” do Estado islâmico e que Hillary Clinton, sua rival nas eleições presidenciais deste ano, é a “cofundadora”.

“Ele é o fundador do ISIS”, disse Trump, usando uma das designações por que é conhecido o Estado Islâmico. “E eu diria que a cofundadora é Hillary Clinton”, acrescentou, durante um comício na Florida. Segundo Trump, o Estado Islâmico “respeita” Obama.

Trump é o candidato à Casa Branca do Partido Republicano e vai disputar a eleição com Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata. As eleições presidenciais norte-americanas serão em novembro.