Os pais só conseguem identificar 47,5% das mentiras dos filhos. A conclusão é de um estudo publicado recentemente no Law and Human Behavior, que desmente a ideia que a maioria dos pais tem de que consegue detetar sempre que os seus filhos estão a mentir.

“Apesar de estudos demonstrarem que crianças tão novas como com três anos conseguem enganar e esconder a verdade, continuava pouco claro a capacidade dos outros de detetar os esforços das crianças para enganar”, explicam os investigadores. “Ainda assim”, continuam, “os adultos avaliam regularmente se as crianças estão a dizer a verdade numa série de contextos, incluindo na escola, em casa, e em termos legais, especialmente em investigações de maus tratos”.

O estudo agora realizado envolveu 7.893 adultos e 1.858 crianças em 45 experiências concretas, e concluiu que os adultos classificaram como honestas 63,8% das afirmações verdadeiras das crianças. Em relação às mentiras, a taxa é substancialmente menor: apenas 47,5% das afirmações falsas das crianças foram identificadas como mentiras pelos adultos.

A investigação concluiu ainda que a idade das crianças não afeta diretamente a taxa a que os adultos identificam as mentiras.

Os cientistas alertam, contudo, para o facto de se tratar apenas de uma meta-análise, no sentido em que junta conclusões de várias investigações, que foram feitas de forma diferente. No entanto, os investigadores esperam que o seu trabalho motive trabalhos futuros na mesma área.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR