Narciso Miranda, que presidiu à Câmara de Matosinhos pelo PS entre 1977 e 2005, já anunciou que se vai candidatar à presidência daquela autarquia nas eleições do próximo ano.

Também o antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, já disse que vai ser candidato em Amarante em 2017, mas ainda não decidiu se o fará pelo CDS-PP ou à frente de uma lista independente.

Em Esposende, João Cepa, que foi presidente da Câmara durante 15 anos, sempre eleito pelo PSD, admitiu que se poderá candidatar em 2017, depois de em 2013 não o ter podido fazer devido à lei de limitação de mandatos. O atual presidente da Câmara é Benjamim Pereira, também do PSD e ex-vice de João Cepa, mas este diz que não se revê na atual gestão do município e, por isso, admite candidatar-se, ou como independente ou por um “pequeno partido”, devendo tomar uma decisão até ao final do ano.

Já no distrito de Leiria, Narciso Mota (PSD) é outro ex-autarca que pode estar de regresso a Pombal, seja pelas listas sociais-democratas, seja como independente.

Em Ansião, Rui Rocha, atual presidente da autarquia e também líder da Distrital “laranja” de Leiria, não vai concorrer, alegando motivos pessoais, e tem sido ponderado o regresso de Fernando Marques, atual presidente da Concelhia do PSD e dirigente da autarquia durante 20 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No distrito de Castelo Branco, a grande novidade poderá aparecer na Covilhã, com o regresso do social-democrata Carlos Pinto, num momento em que a Câmara é liderada pelo socialista Vítor Pereira.

Já em Santarém, houve movimentações de ex-presidentes na tentativa de voltarem a ser candidatos, todos do PS (António Rodrigues, em Torres Novas, e Veiga Maltez, na Golegã, por exemplo). Oficialmente, o presidente da Distrital do PS afirma que “desconhece por completo o facto de haver ex-presidentes [de Câmara] do PS a quererem candidatar-se de novo”, exortando a que “todos os que existem apoiem os atuais presidentes, por eles anteriormente escolhidos e apoiados, já que são de grande qualidade e muito bons autarcas”. O facto é que as recandidaturas dos atuais presidentes da Golegã, Rui Medinas, e de Torres Novas, Pedro Ferreira, foram as únicas formalmente anunciadas até agora pelo PS.

Em Elvas, no distrito de Portalegre, Rondão Almeida, que liderou o executivo municipal durante quase duas décadas (1994-2013), sempre eleito pelos socialistas, desfiliou-se do partido e anunciou que se vai candidatar ao cargo em 2017 por um movimento independente, depois de entrar em colisão, há dois anos, com o atual presidente da Câmara, Nuno Mocinha (PS). A decisão do histórico autarca surgiu depois de uma crise política no executivo municipal, em julho de 2014, quando Nuno Mocinha retirou os pelouros a quatro vereadores socialistas, entre os quais o seu antecessor Rondão Almeida.

Cerca de metade dos 308 municípios teve novos presidentes da Câmara nas autárquicas realizadas a 29 de setembro de 2013, devido à lei que limita a três o número de mandatos consecutivos do presidente na mesma câmara. A lei permite agora que os autarcas que estiveram nesta situação possam regressar, depois de um mandato sabático.