A casa onde Adolf Hitler nasceu, no norte da Áustria, será demolida e substituída por um “novo edifício”, acabando com anos de uma batalha jurídica sobre o local que atrai regularmente neonazis, anunciou esta segunda-feira o ministro do Interior austríaco.

Obersalzberg, Berghof von Adolf Hitler

“A casa de Hitler vai ser destruída. As fundações poderão ser conservadas, mas será construído um novo edifício”, declarou Wolfgang Sobotka ao diário austríaco Die Presse, indicando que a nova construção poderá ter uma utilização “caritativa ou administrativa”.

Para que o projeto se concretize, o governo tem ainda de concluir o processo de expropriação da casa situada no centro de Braunau-am-Inn, na fronteira com a Alemanha, precisou à agência France Presse um porta-voz do Ministério do Interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um projeto de lei de expropriação da proprietária foi redigido em julho para que o Estado austríaco recupere o bem e evite o perigo da casa se tornar um local de romagem nazi.

A data de apresentação do projeto de lei no parlamento ainda não é conhecida.

A grande casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu a 20 de abril de 1889, está vazia desde 2011, data em que o governo se envolveu numa batalha judiciária com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, uma habitante da cidade cuja família possui o imóvel há mais de um século.