Um estudo recente, que incidiu sobre 1.000 condutores do Reino Unido, concluiu que as mulheres tendem a tomar atitudes mais agressivas do que os homens quando assumem a direcção. Em todos os cenários testados. Até mesmo quando pedem indicações a alguém e o interlocutor não serve de grande ajuda…

Em média, no trânsito, as mulheres irritam-se (gritos e buzinadelas, por vezes, incluídos) mais 12% do que os homens. Patrick Fagan, o psicólogo comportamental da Goldsmiths University de Londres que conduziu esta pesquisa, interpreta o resultado alcançado, apoiando-se na teoria evolucionista. “Os nossos primeiros ancestrais do sexo feminino tiveram de desenvolver um apurado sentido de perigo para tudo o que pudesse constituir uma ameaça, para elas ou para os filhos, quando estavam indefesos na caverna, enquanto os homens iam à caça”, recorda.

Esse instinto de alerta ‘precoce’ ainda é muito relevante hoje em dia, daí que as mulheres tendam a ser mais sensíveis aos estímulos negativos, ficando com raiva ou frustradas mais facilmente que os homens.”

Além de apontar a tendência para uma maior agressividade por parte das condutoras, a pesquisa chegou ainda a outras conclusões. Algumas curiosas. Por exemplo, o estudo indica que uma óptima estratégia para levar um homem a dizer o que lhe vai na alma é metê-lo num carro e levá-lo a dar uma volta. Dos homens inquiridos, 29% reconheceram que, para eles, é muito mais fácil ter uma conversa num automóvel. E 14% consideram que falar, enquanto conduzem, faz deles melhores condutores.

A pesquisa concluiu igualmente que as principais razões que nos levam a gostar de conduzir são a sensação de liberdade (51%), a mobilidade (19%) e a independência (10%). Já quando questionados acerca do cenário que lhes desperta uma sensação de felicidade ao volante, os britânicos responderam “estradas vazias” (84%), “o campo” (78%) e “beira-mar” (69%).

A música foi outra das constantes nas respostas desta amostra. Oito em cada 10 condutores vão sempre a ouvir música enquanto conduzem e 54% dos britânicos confessam que aquilo que os faz mesmo felizes é cantar enquanto guiam. Pop (70%) e rock (61%) são os géneros musicais mais populares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR