O incêndio no centro histórico de Guimarães, que causou a destruição completa de uma casa em reabilitação, já está em fase de rescaldo. Este foi o único imóvel que ardeu. A informação foi avançada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários do concelho, Bento Marques, perto das 20h40, à Lusa. Não há vítimas a registar.

Tratou-se de um “combate musculado”, que permitiu que o fogo não se propagasse às casas vizinhas e não houvesse pessoas ou outras casas em risco, referiu Bento Marques. Ainda assim, as autoridades estiveram perante um “cenário muito complicado”.

Inicialmente as autoridades indicaram que a casa ardida se localizava na freguesia de Creixomil, mas esclareceram entretanto que a rua não é abrangida apenas por uma freguesia e que o imóvel já pertence a São Sebastião. Trata-se de uma casa de grandes dimensões e que estava em reconstrução, referiu o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

Segundo o responsável, para o local foram enviados 68 homens e 14 viaturas de Guimarães, Vizela e Taipas (distrito de Braga). Uma viatura ficará de prevenção no local durante a noite.

Um hostel e várias habitações chegaram a ser evacuados por precaução. Ainda não são conhecidas as causas do incêndio. Não há pedidos de realojamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR