O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) manteve-se na corrida à revalidação do título mundial, ao vencer esta segunda-feira Grande Prémio dos Estados Unidos em Fórmula 1, logo à frente do alemão Nico Rosberg, líder do mundial.

Enquanto Hamilton não desarma na perseguição, somou a sétima vitória na temporada e 50.ª da carreira – está a apenas uma do francês Alain Prost -, o seu companheiro de equipa não facilitou e secundou-o na corrida, perdendo assim pouco terreno para o inglês, que está agora a 26 pontos do germânico.

Largando da ‘pole position’, Hamilton dominou a corrida de início ao fim, enquanto Rosberg teve de batalhar largo tempo com o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) pelo segundo posto.

No entanto, o abandono de Max Verstappen, companheiro de equipa de Ricciardo, veio clarificar a situação. A viatura do holandês ficou num sítio perigoso da pista, obrigando à entrada do carro de segurança (safety car), o que foi aproveitado por Rosberg para ir mudar de pneus, tendo depois conseguido gerir melhor a corrida e assegurar facilmente o segundo posto.

Ricciardo terminou a prova no terceiro posto, à frente do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que foi o autor da melhor volta da corrida, enquanto os espanhóis Fernando Alonso (McLaren-Honda) e Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) travaram entre si uma batalha pelo quinto posto, ganho pelo primeiro, duas vezes campeão do mundo e ídolo de infância de Sainz.

A próxima prova do campeonato do mundo, o Grande Prémio do México, 19.ª corrida da temporada, disputa-se no próximo domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR