Não é de agora que os jogadores com carimbo de Alvalade ganham fama mundial com a bola nos pés. Quem o pode confirmar é a qualidade de nomes como Luís Figo ou Paulo Futre, antigas glórias formados pelo Sporting. Mas se isto não bastava para convencer, vem agora a público um estudo levado a cabo pelo Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto onde mostra que os leões são o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 ligas europeias. São 54 ao todo, numa lista que é liderada pelo Ajax, com 72.

Na classificação, que considera os jogadores da formação que tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados oito jogadores no plantel dos ‘leões’ e 46 noutros clubes, o que dá o tal total de 54 jogadores formados em Alvalade.

Os holandeses do Ajax lideram a lista, com nove jogadores na própria equipa e um total de 72 espalhados por clubes europeus, seguidos dos sérvios do Partizan, com 61 (cinco no clube) e dos croatas do Dínamo Zagreb, com 55 (13 na equipa principal).

Atrás do Sporting, que no ano passado ocupava a mesma posição, mas com um total de 53 jogadores, seguem empatados na quinta posição os espanhóis do FC Barcelona e do Real Madrid, também com 53 futebolistas formados nas suas academias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ‘top-20’, na 16.ª posição, figura o FC Porto, com 41 futebolistas formados no Dragão, quatro dos quais no seu plantel, em igualdade com os sérvios do Vojvodina. E o Benfica, com um total de 40 jovens das suas escolas, quatro no plantel principal, surge logo a seguir, no 18.º lugar, em igualdade com os franceses do Lyon.

O Sporting é o único emblema português numa lista de 55 clubes, com jogadores presentes nos que são considerados os cinco principais campeonatos da Europa: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Entre os nomes espalhados pelo mundo, que têm no seu ADN futebolístico as bases leoninas, estão os portugueses Cristiano Ronaldo, Nani, Cédric Soares, Gelson Martins, João Mário, Ricardo Quaresma, Rui Patrício ou ainda o inglês Éric Dier.

Confira na fotogaleria estes e outros nomes, que cresceram para o futebol na Academia do Sporting.