O fotógrafo, realizador e ecologista francês Yann Arthus-Bertrand vai exibir em Lisboa, a 14 de novembro, o filme “Human”, com mais de 2.000 relatos de pessoas e 60 países, sobre o amor, a morte e a felicidade.

Entre outros trabalhos, Yann Arthus-Bertrand ficou mundialmente conhecido por projetos como o livro de fotografia aérea “A Terra Vista do Céu” e a exposição “7 mil milhões de Outros“, que esteve patente em Lisboa, em 2014 e 2015.

Human” foi o primeiro filme a ter estreia mundial na Assembleia Geral das Nações Unidas, a propósito do 70.º aniversário da organização, e, no ano passado, integrou a seleção oficial da Bienal de Veneza, tendo desde então percorrido o mundo para, com o seu conteúdo, tentar responder à questão “O que nos torna humanos?”.

Mais de duas mil entrevistas de pessoas comuns estão reunidas neste documentário, que o realizador criou com o objetivo de tentar saber a essência e o que é comum no ser humano, em muitas culturas do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As pessoas entrevistadas dizem espontaneamente o que pensam sobre o amor, a morte, o ódio, a discriminação, a desigualdade, a fome, a esperança e o sexo, entre tantos outros assuntos.

Num texto assinado por Yann Arthus-Bertrand, o realizador aponta que:

O facto de poder testemunhar tantas histórias de vida diferentes da minha fez-me pensar: Teremos todos o mesmo desejo de amor, liberdade e sucesso? Num mundo dividido entre a tradição e a modernidade, serão as nossas necessidades básicas as mesmas, em todo o lado? No fundo, o que significa, hoje, ser-se humano? Qual é o significado da vida? Será que partilhamos mais valores do que aqueles que imaginamos? E, se sim, porque continua a ser tão difícil compreendermo-nos uns aos outros?

“Quis colocar todas estas questões num projeto que, à primeira vista, parecia um desafio louco e irreal de um utópico“, acrescenta.

Entre os entrevistados estão refugiados sírios, trabalhadores fabris, veteranos de guerra norte-americanos, presidiários, no corredor da morte, aborígenes, camponeses africanos e tantas outras pessoas das mais diferentes origens e culturas do planeta.

Disponível gratuitamente na plataforma YouTube, em três volumes de 90 minutos, “Human” já ultrapassou três milhões de visualizações, mas em Lisboa será exibido em grande ecrã, na sua versão curta para cinema (143 minutos), sem intervalo, legendada em português do Brasil.

No dia 14 de novembro, o filme será exibido com a presença do realizador, às 20h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e, após a projeção, haverá um debate entre Yann Arthus-Bertrand e Jorge Braga de Macedo, moderado por Pedro Rebelo de Sousa.