Web Summit

Joseph Gordon-Lewitt: “Podemos dar-nos ao luxo de estar offline? Não”

A garantia é do ator e empreendedor Joseph Gordon-Levitt, que está em Lisboa para participar na Web Summit. O criador da HitRECords considera que o impacto da internet "ainda não aconteceu".

O ator esteve está em Lisboa para participar na Web Summit

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

O ator e empreendedor norte-americano Joseph Gordon-Levitt, que criou a comunidade HitRECord, garante que não nos podemos “dar ao luxo de estar offline”. Gordon-Levitt esteve na conferência de abertura da Web Summit, na segunda-feira, e falou esta terça aos jornalistas sobre as novas tecnologias de informação.

Para Joseph Gordon-Levitt, “a invenção dos computadores e da internet vai ter um impacto tão grande como outras grandes invenções da história”. No entanto, acrescenta, “esse impacto ainda não aconteceu“. O ator recordou que também a invenção da imprensa revolucionou o mundo, mas não logo à partida. “Quando a imprensa foi inventada, começámos a imprimir apenas bíblias. Não foi revolucionário. Só depois mais tarde com a impressão de livros, que levaram ao desenvolvimento científico, é que a imprensa foi revolucionária”, afirma o ator e empreendedor norte-americano. “Somos a primeira geração da internet“, conclui.

Ator e empresário, participou em filmes como “10 Coisas que Odeio em Ti”, “(500) Dias de Verão” ou o recém-estreado “Snowden”, de Oliver Stone, sobre o ex-espião norte-americano Edward Snowden. Em 2005, lançou a HitRECord com o irmão Dan.

Enquanto fundador da HitRECord, reconhece: “A minha aplicação preferida é mesmo a minha“. A comunidade é uma produtora de conteúdos colaborativos que permite que qualquer pessoa possa contribuir com ideias. No final, os lucros dos projetos são divididos por quem contribuiu. “Gosto de chamar aos utilizadores da HitRECord uma comunidade, e não uma multidão”, afirma, sublinhando que “isto não é um concurso, é uma colaboração”. “Os participantes da comunidade pensam: «O que podemos todos fazer em conjunto?»”, garante o criador.

“A ideia de criar a HitRECord apareceu numa altura em que a minha carreira não estava a correr muito bem”, recorda Gordon-Levitt, lembrando que a empresa “nunca foi uma startup”. “A comunidade cresceu muito lentamente, colocámos a primeira mensagem em 2007”, sublinha.

Na mesma conferência de imprensa, no Media Village do Web Summit, o ator anunciou que vai estrear hoje um dos seus projetos mais recentes: a minissérie USAI, que retrata a candidatura à presidência norte-americana de um equipamento de inteligência artificial. “Foi uma falha”, reconheceu o ator, já que era suposto “todos os episódios terem sido divulgados até ao dia das eleições”.

Texto de João Francisco Gomes, fotografia de Hugo Amaral.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)