A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em carvão será, muito provavelmente, algo sujo e preto. Afinal, não é aquilo que usamos para os churrascos no verão? No entanto, a verdade é que o carvão tem muitas outras utilidades para além de sardinhadas: quando falamos de beleza, está cheio de propriedades altamente desintoxicantes.

Esqueça a ideia de que pode partir o carvão que tem guardado na despensa e, quiçá, fazer uma máscara facial. Na cosmética falamos essencialmente de carvão vegetal ativado que é obtido a partir da queima controlada de plantas ou madeira.

Num artigo publicado recentemente, o The New York Times escreve que este tipo de carvão ativado já é usado na medicina há centenas de anos exatamente por ser um íman de toxinas. Isto significa que, ao ser colocado na pele, vai agir como uma esponja e “puxar” as gorduras e a sujidade ou, numa palavra, desintoxicar. O The Guardian acrescenta ainda que este material é tão “enponjoso” que apenas dois gramas têm uma área de superfície equivalente à de um campo de futebol inteiro e é tão bom no seu poder de absorção que consegue “sugar” impurezas até cem vezes o seu próprio peso. Uma curiosidade que eventualmente muita gente não sabe é que é também utilizado nas ambulâncias e emergências para salvar pessoas vítimas de intoxicações por veneno ou drogas.

Embora ainda possa haver algum ceticismo quanto ao seu uso — besuntar a cara com uma pasta preta pode parecer, à primeira vista, assustador — a hashtag #charcoalmask já circula pelas redes sociais (tem mais de 30 mil publicações só no Instagram) e são cada vez mais as marcas de cosméticos que apostam no carvão para a composição dos seus produtos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.instagram.com/p/BMvFtZ7BfFJ/?tagged=charcoalmask

Nos últimos anos, o seu uso foi maioritariamente associado a produtos de homens (com Clinique, Tom Ford e Dermalogica, por exemplo, a usarem carvão nas suas linhas masculinas) mas já estão a ser exploradas fórmulas para produtos de beleza femininos. Regra geral, seja para homens ou mulheres, há vários benefícios a retirar do uso deste mineral:

  • O carvão tem propriedades cicatrizantes e antibacterianas;
  • Faz uma limpeza profunda da pele;
  • Tem capacidade de absorver as impurezas e toxinas;
  • Tem capacidade de reduzir manchas;
  • Reduz o excesso de óleo na pele (a pele dos homens tende a ser mais oleosa que a das mulheres) e, em consequência, a propensão para o acne;
  • Nutre, hidrata e purifica a pele.

Voltando ao The New York Times, o jornal norte-americano afirma que, com o tempo, vamos ver cada vez mais produtos à base deste mineral que “veio para ficar”. Na fotogaleria, em cima, mostramos alguns produtos de beleza à base de carvão (para homens e mulheres) que já pode comprar em Portugal.