O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou nesta segunda-feira que a Educação constitui a prioridade do seu Governo e que vai trabalhar para o levantamento da greve de professores das escolas públicas. Naquela que foi a sua primeira iniciativa pública, Sissoco Embaló reuniu-se hoje com os presidentes dos dois sindicatos em greve, Sindeprof e Sinaprof, prometendo soluções para as reivindicações salariais.

O primeiro-ministro guineense acredita que nos próximos dias os dois sindicatos irão levantar a greve que decorre desde o início do ano letivo e de seguida irá desencadear ações a nível do Governo para “mudar o paradigma da Educação no país”.

“A Educação constitui a prioridade número um do meu Governo. Quero ver as crianças com os livros na mão”, disse Sissoco Embaló, sublinhando que o “problema da Guiné-Bissau reside na educação”, que considera ser de fraca qualidade. Laureano Pereira, presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), disse acreditar que a greve possa ser levantada em breve, de acordo com as garantias do primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR