Depois de, em Agosto passado, terem assinado um acordo com vista ao desenvolvimento de um automóvel autónomo, Volvo e Uber passaram da teoria à prática e, nas ruas de São Francisco, nos EUA, já circulam os primeiros XC90 capazes de se “auto-conduzir”. Para o efeito, o SUV sueco está equipado com o software e o hardware de condução autónoma da empresa de car-sharing, especialmente visível nos elementos montados no tejadilho do veículo.

A bordo ainda segue um técnico da Uber, mas apenas para supervisionar as operações e garantir a intervenção humana em caso de necessidade. Condição imposta pelas autoridades locais para a implementação deste projecto-piloto na cidade californiana.

Esta aliança é apenas um dos três vectores do plano da Volvo para o desenvolvimento das novas tecnologias de condução autónoma. Do mesmo faz ainda parte a joint venture estabelecida com a empresa de segurança Autoliv, que irá desenvolver, já a partir de 2017, soluções de condução autónoma e de assistência ao condutor destinada a serem vendidas a terceiros.

Por fim, em Janeiro próximo, irá arrancar o projecto Drive Me, tido como o maior do mundo destinado a testar a condução autónoma. Para o efeito, nada menos do que uma centena de automóveis capazes de circular sem a intervenção do condutor serão entregues a cidadãos comuns, que os utilizarão, no seu quotidiano, na região de Gotemburgo – servindo as respectivas impressões para ajudar a desenvolver os automóveis autónomos da casa nórdica.

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