A nomeação de Mafalda Avelar para o cargo de subdiretora da Agência Lusa provocou uma baixa na equipa que dirige, atualmente, o órgão de informação. Nuno Simas, que não concorda com a contratação, decidiu apresentar, nesta quinta-feira, a demissão de diretor-adjunto da agência de notícias, revelou o jornal i.

“Em última análise, e independentemente do desgaste no exercício desta função durante cinco anos, o que pesou para tomar esta decisão foi a discordância com o perfil escolhido e objetivos traçados para a nova subdiretora. Na minha perspetiva, um novo subdiretor teria que ter um papel interventivo no trabalho diário da redação”, explicou o jornalista perante o conselho de redação da Lusa, de acordo o mesmo jornal.

A decisão de Nuno Simas, que integrou a direção editorial da agência desde 2011, surge no mesmo dia em que foi conhecido o parecer negativo, mas não vinculativo, do conselho de redação (CR) sobre a nomeação de Mafalda Avelar. “O CR, atendendo ao currículo da jornalista e ao lugar que vai ocupar, entendeu dar parecer negativo, por unanimidade. O CR considera que falta ao nome proposto experiência de chefia e de trabalho em redação”, refere um comunicado da órgão.

Pedro Camacho, atual diretor da Lusa, argumentou em defesa da nova subdiretora: Mafalda de Avelar “tem o perfil indicado para o atual momento”. E acrescentou que a agência “precisa de alguém com as características da jornalista: experiência na área da economia, experiência na área internacional e experiência na negociação de programas comunitários”.

Mafalda Avelar, 46 anos, é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e tem um mestrado em Relações Internacionais pela John Hopkins University. É jornalista desde 1999 e colaborou com órgãos de comunicação social brasileiros, entre os quais a Folha de São Paulo e a Gazeta Mercantil. Foi correspondente do semanário O Independente em São Paulo, Buenos Aires, Bolonha e Washington, e, de acordo com um perfil publicado no blogue Livros à Volta do Mundo, de que é autora, trabalhou nos departamentos de marketing do Público e da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Assina uma coluna semanal no Correio da Manhã e apresentou o programa “Ideias em Estante”, na Económico TV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR