A polícia australiana de Victoria desmantelou uma rede que planeava um atentado terrorista para o dia de Natal na cidade de Melbourne, Austrália. Os locais dos ataques seriam, segundo avança o The Guardian, a catedral de St. Paul ou a estação de Flinders Street.

Sete pessoas foram detidas, mas apenas cinco permanecem sob custódia, tendo a polícia executado mandados de busca para propriedades em Flemington, Meadow, Heights, Dallas, Campbellfield e Gladstone Park.

“Acreditamos que o ataque que alegadamente estava a ser planeado incluía o uso de explosivos e conseguimos juntar informação que comprova isso”, explicou o comissário da polícia Graham Ashton, que acrescentou que “também existem provas que indicam que iriam ser utilizadas outro tipo de armas, como facas e armas de fogo”.

O responsável da polícia de Victória acredita que os homens poderão ser radicais “inspirados pela propaganda Isis” e estavam a ser investigados há vários dias. “Acreditamos que neutralizámos uma ameaça”, sustentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta sexta-feira os suspeitos serão presentes a tribunal. Quatro deles são de nacionalidade australiana e têm cerca de 20 anos. O quinto suspeito é egípcio.

O comissário garantiu ainda que o policiamento nas ruas será reforçado durante o período de natalício.

Entretanto, o primeiro ministro australiano Malcolm Turnbull veio dizer que a ameaça estava premente, mas que os australianos não se devem deixar intimidar. “O terrorismo islâmico é um desafio global que nos afeta a todos, mas não nos devemos deixar intimidar. Eles querem assustar-nos e nós não vamos deixar”, afirmou.