Perto de 100 mil pessoas abandonaram as suas casas na zona oeste de Mossul desde o início da ofensiva das forças iraquianas para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico daquela parte da cidade, foi anunciado esta quarta-feira.

No total, 97.374 pessoas (16.229 famílias) foram obrigadas a fugir devido aos combates, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM) na rede social de mensagens curtas Twitter. Cerca de 750 mil habitantes encontrar-se-iam na zona oeste de Mossul na altura do lançamento da operação em meados de fevereiro.

Segundo a OIM, 238 mil pessoas são atualmente consideradas como deslocadas na região de Mossul, tendo dezenas de milhares delas encontrado refúgio nos campos de acolhimento instalados nos arredores da segunda cidade do Iraque.

As autoridades iraquianas, apoiadas pela coligação internacional anti-jihadista sob comando norte-americano, realizam desde 19 de fevereiro uma vasta operação para recuperar o oeste de Mossul, após terem concluído a 24 de janeiro a reconquista dos bairros orientais da cidade, último grande bastião do Estado Islâmico no Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR