Pelo menos 250 migrantes africanos morreram no Mediterrâneo no naufrágio de dois barcos insufláveis, que foram recuperados ao largo da Líbia, disse esta quinta-feira a porta-voz da organização não-governamental espanhola Pro-Ativa Open Arms, Laura Lanuza.

A porta-voz afirmou que a sua organização recuperou cinco corpos a flutuar perto dos barcos, a cerca de 15 milhas ao largo da costa da Líbia, e que aquele tipo de embarcações normalmente transportada entre 120 e 140 migrantes. “Acreditamos que a única explicação (para os naufrágios) é os barcos estarem cheios de pessoas”, sublinhou. Laura Lanuza referiu que os corpos recuperados eram de pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, que se devem ter afogado na quarta-feira.

Apesar das condições do mar, as saídas de migrantes provenientes da Líbia a bordo de barcos de contrabandistas têm aumentado nos últimos meses. Mais de cinco mil pessoas foram resgatadas desde domingo, elevando para mais de 21000 o número de migrantes reconduzidos este ano para Itália.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR