Modelo que marca o arranque de uma nova família de variantes mais desportivas de modelos Hyundai, e que têm em comum entre si a letra “N”, o novo Hyundai i30 N prepara-se já para o momento da apresentação, naquele que será, muito provavelmente, o melhor palco possível – as 24 Horas de Nürburgring, corrida que terá lugar já este fim-de-semana, no circuito alemão com o mesmo nome.

Depois de uma já longa espera e de muitos teasers, imagens, registos de som e notícias, a Hyundai fez saber que inscreveu duas unidades i30 N para a edição de 2017 daquela que é uma das mais famosas corridas de resistência do circuito mundial. E que, assim, servirá também de cenário para a apresentação mundial de um modelo que, embora envergando “fato de competição”, já pouco ou nada esconderá quanto àquilo que será a versão final de produção do primeiro Hyundai de alta performance, preparado pela nova divisão “N”.

Segundo confirmou já a marca sul-coreana, os dois i30 N surgirão, no “Inferno Verde” (como também é conhecido o circuito alemão de Nürburgring) e à excepção de um pormenor ou outro, decorrente da homologação para a corrida, “muito próximos da versão de produção”. Inclusivamente no que ao motor diz respeito, que, segundo o fabricante, será um 2,0 litros turbo a gasolina, conjugado com uma caixa manual de seis velocidades.

Os dois carros, equipados com a obrigatória gaiola de protecção homologada pela FIA, um extintor e uma única bacquet de competição, além de pneus e travões de competição, assim como um difusor dianteiro e traseiro no exterior para melhor aerodinâmica, vão correr na classe SPT3, ou seja, carros com motores turbocomprimidos de 1,6 a 2,0 litros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Queremos que os nossos produtos de alta performance ganhem pedigree também na competição, pelo que é importante que compitamos com o mínimo de alterações possíveis nos carros”, afirmou, ainda em Abril, o responsável máximo da nova divisão de Performance da Hyundai, o alemão Albert Biermann. Recordando que foi precisamente em Nürburgring que o i30 N realizou “grande parte da sua fase de testes e desenvolvimento do chassi”.

Quanto à pilotagem, será entregue, na corrida deste fim-de-semana, a funcionários do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Global da Hyundai, incluindo o engenheiro Jaekyun Kum, que assim farão equipa, no carro n.º 1, com um trio de pilotos profissionais: Vincent Radermecker, da Bélgica; Stuart Leonard, do Reino Unido; além do também jornalista Christian Gebhardt.

Já aos comandos do carro n.º 2 estarão o holandês Pieter Schothorst, o jornalista automóvel alemão Jens Dralle, e ainda Youngsun Jee e Jonghyuk Kwon, dois outros engenheiros do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai.