Sophie Stevenson, uma rapariga britânica de 24 anos, gastou 400 euros num bilhete de avião para Amesterdão para se encontrar com Jesse Mateman, o rapaz de 21 anos com quem tinha um romance à distância. Quando chegou à Holanda, Jesse não estava no aeroporto à espera dela: enviou-lhe uma mensagem a dizer que tudo tinha sido “uma piada” e que ela tinha sido “pigged”. Afinal, Sophie Stevenson tinha sido vítima do jogo “Pull a Pig”. O objetivo? Conquistar a rapariga mais feia ou mais gorda de um grupo de amigas.

Tudo começou quando Sophie viajou com as amigas para Barcelona, onde passou as férias de verão. No dia dos atentados nas Ramblas decidiram ficar dentro do hotel que tinham alugado com receio de mais ameaças na rua. Foi lá que se encontraram com Jesse, também ele acompanhado pelos amigos nas férias de verão em Espanha. Os grupos passaram a sair juntos e a publicar fotografias nas redes sociais. Quando Sophie regressou a Manchester e Jesse à Holanda, de onde era natural, os dois continuaram a trocar mensagens e a conversar diariamente. As saudades falaram mais alto. Sophie comprou uma passagem e alugou um quarto de hotel na capital holandesa a 29 de setembro. Tudo para descobrir que não havia romance de verão e que estava a ser vítima de uma partida.

Quando aterrou, Jesse Mateman não estava no aeroporto para se encontrar com Sophie, como os dois tinham combinado minutos antes de a rapariga entrar no avião. Crendo que Jesse tinha tido um contratempo, Sophie deu entrada no hotel que havia reservado e esperou por notícias do rapaz, que chegaram horas depois: Jesse estava a participar no jogo “Pull a Pig” desde que os dois se conheceram. Tinha apostado com os amigos que conseguia conquistar “a rapariga mais feia e mais gorda” do grupo de amigos dela. E que a ida dela para Amesterdão era o seu troféu de vitória perante os amigos.

“Quando vi aquela mensagem fiquei doente. Estava noutro país, sozinha, e o rapaz de quem gostava acabava de me abandonar”, contou ela ao Daily Mail. Perguntou-lhe como é que tinha conseguido ser tão cruel, mas nunca obteve resposta. A mãe de Sophie, Julie Stevenson, diz que “ele destruiu a confiança dela e ela agora chora na maioria das noites”. “Está a partir o meu coração ver como isto a afetou. Porque algum homem faria isto a uma mulher? Não tem coração”, desabafa a mãe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sophie Stevenson regressou a casa no dia seguinte e decidiu partilhar a história com os jornais britânicos “para que não aconteça com mais ninguém”. Entretanto, Jesse Mateman deu uma entrevista ao Metro dizendo que “a história foi toda inventada” por Sophie e que, ao contrário do que ela diz, nunca falaram em ter uma relação à distância. Afirma que, desde que Sophie publicou a sua versão dos factos, a família de Jesse está a ser ameaçada e que está “a ser vítima de uma caça às bruxas”.

De acordo com o Urban Dictionary, que explica termos da gíria, “pull the pig” é um termo que significa “é um jogo em que um grupo de rapazes saem e ganham conquistando a mulher mais feia que encontrarem”. Embora o jogo em si não seja novo, o termo nasceu do site “Pull The Pig”, criado em 2014 pela concorrente do Big Brother Josie Cunningham para dar dicas de beleza e bem estar a “mulheres que não são feias nem bonitas”. O site está atualmente desativado.